Banca de DEFESA: CAMILA LOBATO RAJÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAMILA LOBATO RAJÃO
DATA : 11/12/2020
HORA: 14:00
LOCAL: CEFET-MG (remotamente)
TÍTULO:

PELAS LETRAS, VOZES BRADAM A EXISTÊNCIA:

Memórias e silêncios nas disputas das escritas moçambicanas


PALAVRAS-CHAVES:

Literaturas moçambicanas; Literatura e História; FRELIMO; Ualalapi; Ungulani Ba Ka Khosa; poesia de combate; nacionalismo moçambicano.


PÁGINAS: 181
RESUMO:

A presente dissertação tem como seu principal tema de pesquisa: a reflexão sobre a forma com que a escrita se configura como espaço de transformação da política na delimitação dos princípios de visão e divisão do mundo social, na perspectiva teórica de Pierre Bourdieu, e/ou das relações entre o ver, o fazer e ser da partilha do sensível, a partir das considerações de Jacques Rancière. E como a literatura pode ser um instrumento democrático de alteração dessa partilha, reivindicando a existência, a visibilidade e a inclusão das partes incontadas, os grupos suplementares ou excluídas da comunidade, por meio da introdução do dissenso, do Outro, da abertura para novas possibilidades narrativas e de configuração representativa do mundo. Para tanto, serão analisados aspectos das disputas das escritas no contexto colonial moçambicano, bem como das disputas no contexto pós-independência, principalmente as produções literárias da década de 1980. As tensões entre o modelo frelimista unitário da poesia de combate e das produções literárias que questionam este modelo serão analisadas a partir da consideração da escrita como um campo de atuação política e reconfiguração do espaço da partilha do sensível da comunidade. Para a investigação sobre a escrita literária enquanto elemento dissensual e disruptivo, investigaremos a obra Ualalapi, do escritor moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa, publicada no ano de 1987, e suas relações com a historiografia oficial moçambicana.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - LUIZ CARLOS GONCALVES LOPES
Externo à Instituição - LUIZ DUARTE HAELE ARNAUT - UFMG
Presidente - LUIZ HENRIQUE SILVA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 27/11/2020 08:53
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-10.ditic.sgi.cefetmg.br.inst10