Banca de DEFESA: VIVIANE ZANON ALPOIM

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VIVIANE ZANON ALPOIM
DATA : 10/12/2020
HORA: 16:00
LOCAL: CEFET-MG (remotamente)
TÍTULO:

O LUGAR DOS JOGOS DIGITAIS EM CURSOS LIVRES DE INGLÊS


PALAVRAS-CHAVES:

Cursos livres de inglês. Jogos digitais. Ensino de inglês LE.


PÁGINAS: 118
RESUMO:

O ensino de idiomas no Brasil, apesar de haver se tornado mais acessível a todos ao longo do tempo, sempre esteve mais restrito às elites nacionais. Sucessivas reformas que ocorreram na Educação brasileira ao longo da história, somadas aos acontecimentos mundiais, como a 2ª Guerra Mundial e a chegada da Globalização, que transformaram a língua inglesa no idioma mais poderoso do globo, fizeram com que os cursos livres de idiomas, que começavam a se espalhar pelo país, se transformassem nas referências nacionais para o ensino de LE. A partir daí, esses tipos de cursos passaram a competir entre si por clientes, e os artefatos tecnológicos acabaram se tornando um atrativo diferencial. Como professores de cursos livres de idiomas, acreditávamos que os jogos digitais poderiam ser, hoje em dia, os recursos educativos (GRAELLS, 2000) mais utilizados pelos professores dos CLIs de Belo Horizonte. Para descobrir essa e outras respotas, enviamos questionários online que foram respondidos por 41 docentes de CLIs dessa cidade. A apuração dos dados nos revelou que os jogos digitais ainda não são os recursos aos quais os docentes mais recorrem em suas práticas educativas. Porém, a grande maioria dos professores é capaz de reconhecer sua importância e seus benefícios para o ensino, mesmo aqueles que não os usam. Além disso, os dados também nos mostraram: 1) os jogos digitais mais usados, como o Kahoot e o Quizlet, que foram listados, e os benefícios que cada um deles traz para os alunos pelo ponto de vista do professor; 2) os motivos que levam os docentes a aplicá-los, como a questão da diversão e da motivação; 3) entre os docentes que os utilizam, o uso é frequente, majoritariamente uma vez por semana e dentro da sala de aula; 4) as maiores dificuldades encontradas pelos professores para aplicá-los dizem respeito à falta de conexão à internet wi-fi dentro dos próprios CLIs e a ausência de aparelhos próprios dos alunos para jogá-los. Concluímos que o uso dos jogos digitais está atrelado aos benefícios que os professores enxergam para seus alunos e que o incentivo para usá-los pode ter a ver com o incentivo de cada CLI. Concluímos, também, que novas pesquisas sobre o mesmo tema deveriam acontecer, pois mudanças importantes no cenário da educação ocorreram este ano em função da pandemia de COVID-19. Mas, para que isso ocorra, é necessário que os CLIs mudem de atitude e estejam mais abertos para os pesquisadores.


MEMBROS DA BANCA:

Interno - JERONIMO COURA SOBRINHO - CEFET-MG
Presidente - RENATO CAIXETA DA SILVA
Externo à Instituição - RONALDO CORRÊA GOMES JUNIOR - UFMG

Notícia cadastrada em: 08/12/2020 16:38
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