COMUNICADO A PROFESSORES E ALUNOS DO POSLING SOBRE MATRÍCULAS PARA 2020/2

Caros alunos e professores do POSLING,


Primeiramente, espero que essa mensagem lhes encontre bem mesmo em meio a essa pandemia duradoura.


Estamos preparando as matrículas para o segundo semestre de 2020, o qual acontecerá entre janeiro e abril de 2021. O período de matrícula é entre 11 e 15 de dezembro de 2020. O aluno deve registrar sua matrícula, a qual deve ser aprovada pelo respectivo orientador também no sistema. É fundamental a aprovação pelo orientador! A Coordenação orienta que haja uma conversa prévia entre orientandos e orientadores (ainda que por e-mail), para que os alunos saibam em quais disciplinas devem se matricular observando a pertinência das mesmas com seu projeto de mestrado ou doutorado, a integralização de créditos em tempo hábil, e sua situação no POSLING/CEFET-MG. A Coordenação não tem como prever ou avaliar essas situações de cada aluno.


Além das disciplinas que constam do quadro de ofertas já publicado no site do programa, é preciso também observar o seguinte:


1- Mestrandos ingressantes em 2020 devem também se matricular em Desenvolvimento de Projeto Definitivo de Mestrado (30h), procurando a turma com seu orientador. Essa disciplina é obrigatória para todos os mestrandos e cursada com o orientador.

2- Mestrandos ingressantes em 2019 e 2018 devem ser matriculados na atividade Defesa de Dissertação. Os alunos da turma de 2018 tinham defesas previstas para 2020.

3- Doutorandos ingressantes em 2020 devem matricular-se em disciplinas do quadro de oferta.

4- Doutorandos ingressantes em 2019 devem matricular-se em Estudo Orientado para Pesquisa de Doutorado (30h), procurando a turma com seu orientador. Essa disciplina é obrigatória para todos os doutorandos e cursada com o orientador. Os alunos dessa turma que ainda não entregaram projeto definitivo para parecerista devem organizar-se para fazê-lo o mais breve possível. Para pessoas nessa situação, a Coordenação novamente sugere uma conversa entre orientador e orientando.

5- Doutorandos ingressantes em 2016 e 2017 devem ser matriculados em Defesa de Tese. Se ainda não cumpriram a qualificação de doutorado, devem também organizar-se para cumpri-la o mais breve possível. Sem o cumprimento dessa atividade não é possível matrícular em Defesa de Tese. Os alunos de 2016 tinham defesas previstas para 2020. Para pessoas nessa situação, a Coordenação novamente sugere uma conversa entre orientador e orientando.


Os alunos que, em 2020, matricularam-se em Defesa de Dissertação de Mestrado, Defesa de Tese de Doutorado, e Qualificação e ainda não cumpriram tais atividades terão sua matrícula renovada pela Coordenação ou Secretaria no SIGAA.


Lembrem-se que, para a realização da defesa de dissertação de mestrado ou de tese de doutorado, é necessário que todos os créditos estejam integralizados, incluindo as disciplinas de cunho obrigatório. O não cumprimento de qualquer requisito implica em mais atraso para o ato da defesa, o que acarreta problemas para os estudantes e para o Programa.


Solicitamos que todos cumpram o prazo de matrícula, e sanem as dúvidas no período estipulado, pois a Coordenação e a Secretaria estarão de férias entre 16/12/2020 e 06/01/2021. Nesse período de férias, não será possível realizarmos atendimento por e-mail, como temos feito incessantemente e incansavelmente neste ano de 2020 em decorrência da pandemia e com o trabalho remoto.


Por fim, desejamos a todos bom natal e um ano novo muito melhor que 2020!


Abraços a todos,


Renato Caixeta da Silva prof. titular

Coordenador POSLING/CEFET-MG

Notícia cadastrada em: 09/12/2020 12:03
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-05.ditic.sgi.cefetmg.br.inst5