METODOLOGIAS ATIVAS E PRODUÇÃO COLABORATIVA DE GÊNEROS TEXTUAIS: UMA ABORDAGEM MULTINÍVEL NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO
metodologias ativas, abordagem multinível, ensino remoto.
A pesquisa apresentada neste projeto tem como objetivo geral explorar as possibilidades que as metodologias ativas, juntamente com uma abordagem baseada na produção colaborativa de gêneros textuais, trazem para a aprendizagem de língua inglesa do ensino médio a distância em vista da impossibilidade de aulas presenciais devido à pandemia de Covid-19, em turmas multinível. Sua fundamentação teórica passa pelas Orientações Curriculares para Línguas Estrangeiras (OCEM-LE); o ensino e aprendizagem de línguas em contextos e abordagens multinível; fundamentos do ensino híbrido e das metodologias ativas; e a Dinâmica Interacional Pedagógica Adaptativa Complexa (DIPAC), relacionada às teorias de aprendizagem de LE. Para a realização do estudo, será conduzido um estudo de caso. A orientação metodológica dar-se-á por meio da abordagem qualitativa, que parece adequada graças a seu caráter descritivo. Com a pesquisa, é esperado que a professora-pesquisadora tenha a oportunidade de analisar e refletir sobre sua prática em tempos de ensino remoto emergencial, promovendo mudanças e melhorias.