CORPOTEXTO (EN)CENA: poesia e dança no espetáculo Cão Sem Plumas
dança, poesia, movimento, literatura, corpotexto.
Esta tese é uma proposta de estudo do espetáculo de dança contemporânea Cão Sem Plumas da cia Debórah Colker (RJ). A escolha se deu pelo fato desse espetáculo ter sido concebido a partir do poema intitulado O Cão sem Plumas (1950), de João Cabral de Melo Neto. O objetivo do presente estudo é investigar quais as particularidades do corpo que dança a partir de uma obra literária, mais especificamente, a partir da poesia. A pesquisa é permeada pela noção, por mim intitulada, de “corpotexto”, a qual será tomada como uma via de acesso à análise dos processos artísticos envolvidos na elaboração dessa criação em dança, que teve como base um poema. Examinam-se, também, as relações intraculturais envolvidas nesse processo de transposição artística. A realização desta pesquisa justifica-se por sua relevância teórica, dada a pouca ocorrência de estudos que versem sobre o texto literário e a dança no Brasil. Sustenta-se a hipótese de que o corpo que dança a partir de um texto literário (dadas as possibilidades metafóricas e de significação que a poesia oferece) é um corpo que abre caminhos para ser pensado a partir de um recorte teórico mais específico do que a ideia de ressignificação ou transposição de movimentos para o palco. É a partir dessa ideia que proponho a noção de corpotexto, pois interessa saber como o corpo produz metáforas a partir da poesia, que em sua essência também se constitui num processo metafórico de criações linguísticas. Sabendo desse processo, intenciona-se responder: o que caracterizaria o corpotexto?