A Publicidade de Responsabilidade Social: estratégias discursivas que ganham prêmio
Publicidade de Responsabilidade Social; Estratégia Discursiva; Discurso Publitário; Ethos Discursivo.
Nesta dissertação, pretendemos demonstrar a relevância do gênero discursivo publicidade brasileira de responsabilidade social. Para o corpus, foram selecionados três vídeos brasileiros vencedores nos anos de 2018 e 2019 do Grupo Good do Festival Internacional de Criatividade de Cannes Lion, grupo que premia iniciativas e publicidades que buscam impactar positivamente o mundo. O objetivo geral consistiu em analisar as estratégias discursivas e os recursos multimodais acionados para a construção do ethos discursivo institucional. O arcabouço teórico em que se insere esta pesquisa se situa no campo da Análise do Discurso Francesa e dos estudos sobre ethos. Dessa forma, apoiamo-nos, essencialmente, na Semiolinguística e no Discurso Propagandista de Patrick Charaudeau (2010b), na Grade de Análise de Emília Mendes (2010) e na noção de ethos de Dominique Maingueneau (2008) e Ruth Amossy (2004, 2016). A partir da análise feita, constatamos que diferentes recursos multimodais são ativados, estrategicamente, construindo o sentido pretendido pelo discurso publicitário de forma bastante eficiente. Centralizar a causa e não o produto ou serviço demonstra ser mais uma linguagem disponível no amplo campo discursivo publicitário, cujo primeiro objetivo consiste, essencialmente, em captar o consumidor engajado às causas de forma sutil e implícita a partir do ethos que a publicidade de responsabilidade social pretende construir.