Banca de QUALIFICAÇÃO: Ione Aparecida Neto Rodrigues

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Ione Aparecida Neto Rodrigues
DATA : 09/11/2021
HORA: 15:00
LOCAL: CEFET-MG (remotamente)
TÍTULO:

AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CONTEXTOS MEDIADOS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação Pedagógica; Educação a Distância; Avaliação Formativa; Ambiente Virtual de Aprendizagem; Prática Avaliativa.


PÁGINAS: 33
RESUMO:

Este texto apresenta parte da pesquisa em desenvolvimento no Programa de Pós-graduação em Estudos em Linguagem do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e tem como tema central a avaliação da aprendizagem desenvolvida em regimes de educação a distância e que se efetiva por meio das pessoas diretamente relacionadas ao processo de ensino aprendizagem em ambientes mediados por tecnologias, possibilitando que professor e estudante estejam em ambientes físicos diferentes. A avaliação da aprendizagem é concebida em sua dimensão pedagógica englobando todas as avaliações, formativas e somativas, que se desenvolvem essencialmente no contexto das salas de aula e são de responsabilidade dos professores e dos seus estudantes para apoiar e melhorar as aprendizagens. Tomamos como premissa básica   que a avaliação é parte do processo ensino-aprendizagem com fins na concretização de um projeto educativo e, portanto, deve distanciar-se de modelos tradicionais de cunho seletivo, classificatório e excludente. Defendemos que a educação a distância não é a digitalização da educação tradicional presencial, não se reduz apenas à exclusão da convivência ou ao fato de justapor o emprego de práticas tradicionais aliadas ao uso dos novos recursos tecnológicos, mas à criação de uma nova proposta composta por metodologias, novas concepções e modelos educacionais adequados à ambiência digital. O objetivo geral da investigação é compreender as práticas avaliativas em educação a distância, mediada por tecnologias digitais, em uma instituição privada de Minas Gerais. A opção metodológica além da pesquisa bibliográfica é a Netnografia, uma abordagem de investigação qualitativa que adapta técnicas da pesquisa etnográfica para o estudo de culturas e comunidades emergindo através das comunicações mediadas por computadores. Para a construção do referencial teórico dialogamos como autores como Fernandes (2006,2019,2020,2021), García Aretio (2014,2020,2021), Moreira (2019,2020,2021), Freire (1980, 1989,2000) entre outros. O campo empírico para a investigação é o ambiente virtual de aprendizagem, Moodle, utilizado por uma Instituição de Educação Superior privada, localizada na região Central de Minas Gerais para os cursos de graduação.  Autorizada pela Portaria nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019, a Instituição passou a ofertar cursos com carga horária a distância entre 25%, 50%, 75% e 100%. A geração de dados está acontecendo através da técnica de observação do tipo participante, guiada por um roteiro estruturado em duas dimensões categorias:  contexto da avaliação da aprendizagem no AVA e prática avaliativa dos professores/tutores. Como resultado parcial apresentamos os dados às informações extraídas do diretamente AVA sobre os potenciais instrumentos e procedimentos para a prática de avaliação pedagógica. Observamos que todas as interfaces no AVA/Moodle   possibilitam uma configuração para a prática avaliativa que pode assumir uma dimensão pedagógica com vistas a uma perspectiva formativa ou voltada para a classificação e seleção dos estudantes através das notas.  Para a continuação desta pesquisa, serão categorizados os dados já coletados através dos questionários eletrônicos enviados aos professores/tutores, além das provas, testes, configurados no AVA/Moodle e formas de comunicação dos resultados para os estudantes.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - DOROTEA FRANK KERSCH - Unisinos
Presidente - ANA ELISA FERREIRA RIBEIRO
Interno - VICENTE AGUIMAR PARREIRAS
Notícia cadastrada em: 14/10/2021 15:59
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