ENTROPIA SOCIOINTERATIVA: da interação à evasão em ambientes virtuais de aprendizagem em um curso de formação inicial de professores de língua espanhola
ENTROPIA SOCIOINTERATIVA; Teoria da Complexidade; evasão; AVA; formação de professores de língua espanhola.
Pesquisas realizadas pelos professores que atuam no curso de Letras Português/Espanhol da UFMS, na modalidade a distância, ademais da experiência docente, há a recorrência dos fenômenos da interação como elemento de equilíbrio ou desequilíbrio na manutenção do grupo. Desse modo, a partir dos trabalhos de Parreiras (2005) e Vetromille-Castro (2007), cujas pesquisas relacionam-se intimamente com a manutenção de grupos a partir da dinâmica dos Sistemas Adaptativos Complexos, surgiu a intenção, no âmbito do Programa de Doutorado em Estudos de Linguagens do CEFET-MG, de aprofundar a relação entre a interatividade nos ambientes virtuais de aprendizagem e o fenômeno da evasão, buscando compreender os padrões de interatividade, no interior do AVA, que antecedem o abandono escolar. A pesquisa busca aprofundar o trabalho realizado por Vetromille-Castro (2008) que abordou, em sua tese de doutorado, a entropia sociointerativa como elemento que desestabiliza todo e qualquer Sistema Adaptativo Complexo constitutivo de um Ambiente Virtual de Aprendizagem. O autor ainda destaca que a interação é uma condição sistêmica para que a entropia não se sobreponha ao funcionamento e dinâmica do grupo ocasionando o encerramento do seu ciclo. Desse modo, buscamos averiguar em qual dimensão a entropia desestabiliza o sistema e em qual momento ela ocasiona a evasão. Com efeito, a partir dessas considerações, buscamos compreender melhor nosso trabalho enquanto docentes de uma instituição pública de ensino superior que busca encontrar mecanismos de controle para evasão.