AFETO E MEMÓRIA EM JOGO DE CENA
Documentário. Eduardo Coutinho. Afeto. Memória.
Neste texto, estudaremos as contribuições do afeto e da memória para a construção de
relatos na obra de Eduardo Coutinho. Reconhecido como maior documentarista brasileiro
de sua geração, o cineasta Coutinho dedicou-se ao campo do documentário, fazendo filmes
a partir da fala de pessoas comuns e de suas memórias. Buscando compreender como se
processam os relatos e o significado tanto do afeto quanto da memória dessas pessoas-
personagens, tentaremos compreender se estabelece o método de conversação, por meio de
câmera parada de Coutinho no documentário Jogo de cena (2006). Este documentário
correlaciona o relato das personagens por meio do afeto e da memória, compondo, por
isso, uma ficção da realidade. Dessa forma, buscaremos estabelecer diálogo com reflexões
sobre os processos criativos de Eduardo Coutinho, a fim de abordar tanto as contribuições
coutianas, incluindo os debates sobre e memória na elaboração dos relatos no cinema, bem
como a potência individual nas relações de afeto.