O Processo Criativo da Coreografia do Espetáculo Terra Brasilis da Companhia de Dança Movimento
Coreografia “Terra Brasilis”; Crítica Genética; Crítica de Processo; Dança Contemporânea; Semiótica.
A obra literária “Terra Brasilis” (1999), do jornalista e escritor Rogério Zola Santiago, em narrativa pungente, questiona as adaptações impostas ao imigrante brasileiro quando confrontado com a realidade avassaladora de uma outra cultura que preza diversos valores. Esse tema inspirou a Companhia de Dança Movimento, de Belo Horizonte, dirigida pela autora deste trabalho, a criar um espetáculo homônimo, no mesmo ano. A presente pesquisa tem como proposição a análise do processo de criação da coreografia do espetáculo “Terra Brasilis” por meio da crítica genética, pelo viés da crítica de processo. Para estudar a gênese desta obra de arte foram analisados os fólios contendo as marcas do processo de construção artística e as imagens presentes na filmagem e fotografias que foram feitas na noite de estreia, no Teatro Alterosa, em Belo Horizonte. Foi feita uma leitura do processo de produção artística e na transcriação do libreto para a coreografia de dança contemporânea do espetáculo, os indícios foram analisados também a partir da Semiótica. Esse entendimento foi ampliado pelo entrelaçamento das linguagens poéticas da literatura, da música e do teatro nas cenas coreográficas consideradas no processo criativo.