Desaceleração do Consumo de Moda e Impactos nas Decisões Organizacionais
Cultura de Consumo; Consumo de Moda; Desaceleração do Consumo; Consumo Lento; Decisões organizacionais
Em reação a aceleração do estilo de vida moderno, movimentos de desaceleração tem surgido em vários contextos e isto se reflete nas tendências de consumo, conforme já detectado em mercados como alimentício, turismo e lazer. A desaceleração do consumo é conceituada como a redução das quantidades consumidas por unidade de tempo. Diante da efemeridade da moda e da rapidez dos ciclos que as empresas do ramo têm adotado, o presente projeto visa investigar como se dá a desaceleração do consumo da moda. Para isso será realizado um trabalho qualitativo sobre o comportamento de consumo de moda desacelerado, que se vale de duas técnicas de coleta de dados: entrevistas e a netnografia. O mapeamento desta tendência é importante para que as empresas tomem conhecimento do que é esperado por este público e possam ter decisões assertivas e bem embasadas para o bom atendimento dos consumidores, assim como para aproveitarem as oportunidades que este nicho oferece.