A Mobilidade Urbana de Belo Horizonte: o desempenho de uma faixa exclusiva de ônibus
Mobilidade urbana; Transporte público; Faixa exclusiva de ônibus; Tomada de decisão pública
A implantação de faixas exclusivas de ônibus em grandes centros urbanos brasileiros tornou-se objeto de decisões de priorização do transporte público coletivo a fim de garantir a melhoria deste serviço a partir da atração, recuperação e/ou fidelização dos usuários. Isso porque, essas faixas contribuem para a redução do tempo de viagem, mantem a confiabilidade, aliviam o congestionamento, reduzem o consumo de combustível e outros. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho, ano a ano, do tráfego após a decisão pública de implantar faixa exclusiva de ônibus em um trecho viário do município de Belo Horizonte. Para o alcance desse objetivo, foi necessário estabelecer um referencial teórico que sustentasse conceitualmente a pesquisa sobre o processo de tomada de decisão na Administração Pública, o sistema de transporte público coletivo por ônibus e a implantação das faixas exclusivas. Para o percurso metodológico, optou-se pela condução de uma pesquisa quantitativa por meio de análise estatística descritiva dos dados obtidos na BHTRANS, além de simulações de cenários distintos. Para a futura discussão dos resultados, pretende-se realizar uma análise das informações obtidas.