CEFET-MG passa a oferecer doutorado em Química pelo PPGMQ-MG

A partir do primeiro semestre de 2020, o CEFET-MG passa a atuar no nível de doutorado no Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química de Minas Gerais (PPGMQ-MG). O programa é formado por onze Instituições de Ensino Superior Federais (CEFET-MG, UFJF, UNIFAL, UFU, UFLA, UFSJ, UFVJM, UFTM, UNIFEI, UFV e UFOP).

 

O CEFET-MG já atua desde 2016 como instituição associada, quando passou a integrar a Rede Mineira de Química, oferecendo curso no nível de mestrado. Após parecer favorável da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Instituição oferecerá o nível de doutorado.

Segundo a professora Priscila Caldeira, coordenadora do PPGMQ-MG no CEFET-MG, a Instituição ganha com a adesão ao doutorado, contribuindo para a verticalização do ensino e sua internacionalização. “O CEFET-MG já oferece desde o curso técnico em Química, e agora chega até o doutorado”, conta a professora. “O aluno do técnico terá contato com alunos do doutorado, conseguindo desenvolver pesquisas em um nível mais avançado”. Além disso, de acordo com Priscila, o doutorado prevê uma maior internacionalização da área, atraindo mais pesquisadores estrangeiros e permitindo parcerias com novas instituições. “Em consonância com o perfil do CEFET-MG, no que diz respeito à ênfase na inovação e ao desenvolvimento tecnológico, a implantação do doutorado ampliará a pesquisa a fim de promover soluções e alternativas para os constantes desafios que a área de Química apresenta”, explica a coordenadora.

 

A previsão é de que o edital do processo seletivo seja publicado em outubro, pela Rede Mineira de Química.

 

Saiba mais

Rede Mineira de Química: http://rqmg.com.br

Notícia cadastrada em: 09/08/2019 13:47
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-07.ditic.sgi.cefetmg.br.inst7