Entre o Mercado e a Politéa: um estudo ergológico dos processos decisórios na Coordenação da Política de Educação Integral de Minas Gerais
Ergologia; Processos Decisórios; Educação; Educação Integral; Administração Pública
Este projeto de pesquisa tem como objetivo compreender, pela perspectiva ergológica, como as tensões entre os valores de mercado e os valores do bem comum são evidenciadas nas microgestões presentes no trabalho da equipe coordenadora da política de Educação Integral da rede pública estadual de Minas Gerais. O esgotamento do modelo taylorista-fordista provocou transformações no mundo do trabalho e fez surgir novas tecnologias de produção e gestão, tanto na administração pública quanto na iniciativa privada, além de resgatar a importância do componente humano para o alcance dos objetivos organizacionais. Esse cenário serviu de motivação para o surgimento da abordagem ergológica, que busca compreender o trabalho a partir da perspectiva de quem o executa, dando à experiência do trabalhador o protagonismo devido. Completa esse cenário a tendência à ascensão de governos de orientação neoliberal no Brasil e no mundo, dando continuidade à introdução das técnicas de gestão gerencialistas na administração pública, iniciada no contexto de declínio e substituição do Estado de Bem-Estar Social. Como consequência, as políticas sociais, foram impactadas pela necessidade de racionalização de recursos e redução dos quadros de pessoal. Essa configuração acentua para os servidores públicos as tensões a serem geridas para que possam executar sua atividade, arbitrando entre os seus valores e os objetivos do governo. As microgestões, processos decisórios que ocorrem nos níveis tático e operacional, acabam por impactar nos resultados esperados pela alta gestão e são, por isso, relevantes para estudo. A pesquisa será desenvolvida com a equipe da Coordenação da Política de Educação Integral da rede pública estadual de Minas Gerais, e adota a abordagem qualitativa, com emprego da estratégia de estudo de caso e das técnicas de conversações sobre o trabalho, entrevista semiestruturada e Análise de Conteúdo como técnicas de coleta, sistematização e análise dos dados. O trabalho contribui para a ampliação do debate acerca do papel transformador da educação pública, e para a reflexão sobre o impacto para as políticas educacionais da tendência de aproximação da administração pública dos valores que se afastam da busca do bem comum.