Aplicação de DEA e Redes como Suporte às Decisões na Pós-Graduação do CEFET-MG
DEA; Redes Sociais; Ferramenta de apoio à decisão; CEFET-MG
Os programas de pós-graduação em organizações de ensino superior brasileiros apresentaram um crescimento considerável nos últimos anos. Com o aumento quantitativo desses programas de pós-graduação, ocorre também uma preocupação com a qualidade dos cursos, bem como na forma de gerenciá-los. No contexto das organizações públicas, nas quais os recursos são sustentados pela contribuição da sociedade, torna-se ainda mais necessário a avaliação da eficiência para que os resultados obtidos estejam de acordo aos recursos empregados. Visando esta avaliação, a Capes afere a eficiência das organizações educacionais por meio de um sistema de pontuação, gerando notas que podem ser comparadas entre programas de pós-graduação da mesma área em diferentes instituições. No entanto, através dessa avaliação da Capes não é possível a comparação de programas de pós graduação de diferentes áreas, dificultando a gestão interna dos programas de pós-graduação de uma mesma organização educacional. Este estudo tem como objetivo verificar a eficácia da junção da técnica de análise envoltória de dados (DEA) e de redes como ferramentas para comparar a eficiência dos programas de pós-graduação de diferentes áreas, contribuindo para que os gestores de pós-graduação tomem decisões dentro da organização educacional a qual pertencem. A pesquisa tem uma abordagem mista sob um prisma funcionalista. Foi realizado um corte transversal dos anos de 2013 a 2018. A investigação empregou análises descritivas, nuvem de palavras, sociogramas, testes estruturais da teoria de redes (small-world, scale free e homofilia) e análise envoltória de dados como ferramentas de apoio à decisão. Verificou-se que os programas do CEFET apresentam características de small world e identificou-se a presença de homofilia entre os programas. Foi possível mensurar a eficiência dos programas de pós-graduação através da junção de técnicas DEA e redes. Em ambas as aplicações, o programa benchmark, foi mantido após aplicação de indicadores de rede. Foi utilizado modelos de supereficiência para melhorar a distinção dos 6 programas escolhidos, sendo os programas de Educação Tecnológica e Administração aqueles que se mostraram mais eficientes dentro do CEFET-MG, conforme as variáveis escolhidas.