Um Estudo Ergológico da Elaboração de um Programa de Tutoria: contribuições para as tomadas de decisões
Atividade de Tutoria; Ergologia; Processos Decisórios; Educação Profissional de Nível Médio; Pedagogia
Esse projeto de pesquisa tem como objetivo principal compreender, a partir da abordagem ergológica, quais são os saberes docentes – constituídos e investidos – necessários para o desempenho da atividade de professor-tutor. A investigação para que tal propósito seja atingido foi feita, num primeiro momento, a partir da análise de estudos científicos existentes que discorrem sobre a temática – tanto estudos do campo conceitual, quanto do axiológico e também do praxiológico – visando compreender o estado da arte da tutoria e como essa atividade pode ser interpretada a partir da démarche ergológica. Em momento posterior, através da pesquisa de campo, será feita a coleta de dados junto aos próprios docentes que desempenham tal atividade e também junto a sujeitos que possuam experiências relacionadas a esses saberes. Serão realizadas entrevistas semiestruturadas e também grupos de conversações, para atingimento dessa finalidade. A categorização sistemática e análise dos dados darão suporte para a elaboração de um programa de tutoria acadêmica presencial em instituição de ensino médio profissional. Há a pretensão de implementação de um programa de tutoria na unidade mais recente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – o Campus Ibirité. Trata-se de uma instituição de ensino pertencente à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Busca-se compreender o papel da atividade de tutoria direcionada para suporte e orientação de alunos que estão cursando ensino médio e técnico na modalidade de horário integral. Para sustentação teórica dessa proposta, a atividade de tutor será analisada pelas lentes da abordagem ergológica e também a partir dos pressupostos da pedagogia paulo-freiriana. Como principal contribuição, há a pretensão que as discussões e achados referente a esse patrimônio de saberes desejável à atividade do professor-tutor sirva como subsídio para a elaboração de políticas institucionais, orientando as tomadas de decisão de gestores educacionais que pretendam implementar programas de tutoria.