Dramáticas da Docência na Educação à Distância: uma abordagem ergológica da atividade de trabalho de professores em um ambiente virtual de aprendizagem – AVA
Atividade; Docência; Educação à Distância; Ergologia; Trabalho
Este estudo tem como objetivo descrever e analisar as dramáticas dos usos de si presentes no trabalho dos docentes num modelo de ensino via educação à distância. Estudaremos a modalidade que se dá a partir do manejo de conteúdos através da operação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, ambiente que estabelece o contato e a relação entre os docentes e os discentes. Queremos compreender, pelo prisma ergológico, como se dá a atividade de trabalho docente no ensino superior na modalidade EAD expressa em suas micro decisões cotidianas Schwartz (2008). A pesquisa se dá em um cenário de transformações no mundo do trabalho invadido pelo uso de novas tecnologias de informação e comunicação, e plataformização do trabalho numa lógica mundial do “capitalismo de vigilância” Zuboff (2021). Essas TIC’s impactam sobremaneira as atividades de trabalho docente. A escolha da abordagem ergológica quer dar ao trabalhador e sua experiência o devido protagonismo visando ampliar o campo daquilo que pode ser considerado nas tomadas de decisões institucionais. Pretende-se empreender essa pesquisa de abordagem qualitativa, com emprego da estratégia de entrevistas semiestruturadas, em profundidade individuais e posterior estabelecimento de grupo de conversação. Por fim, utilizar a Análise de Conteúdo como técnica de sistematização e análise dos relatos obtidos nas entrevistas e na conversação com o objetivo de descrição em rigor científico do objeto investigado.