Banca de DEFESA: TAIS TAVARES MASCARENHAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TAIS TAVARES MASCARENHAS
DATA : 30/01/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Conferência Web - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
TÍTULO:

Analogia e Arquitetura: uma proposta de intervenção no processo de ensino e de aprendizagem de projeto


PALAVRAS-CHAVES:

Analogias. Ensino de arquitetura. Criatividade. Obra análoga


PÁGINAS: 152
RESUMO:

A presente dissertação é fruto de uma pesquisa de mestrado em Educação Tecnológica sobre o uso de analogias nos processos de ensino e aprendizagem de projeto em arquitetura, desenvolvida no contexto de uma linha de pesquisa sobre Práticas Educativas em Ciência e Tecnologia, com o objetivo de compreender como as analogias podem contribuir para a construção da autonomia crítica e criativa dos estudantes de projeto de edifícios. Apresentam-se discussões sobre o uso de analogias em arquitetura e estudos de obras análogas nas práticas educativas. Parte-se do pressuposto que o uso de analogias, como recurso didático de construção do conhecimento e de geração de novas ideias, desde que trabalhadas de forma sistematizada, podem suscitar novas possibilidades de aprendizagem e de criatividade. Utilizou-se uma metodologia de ensino com analogias como instrumento de coleta de dados para estruturar uma intervenção didática. Os dados foram coletados no segundo semestre do ano de 2019 em uma instituição privada de ensino superior em Belo Horizonte por meio de observações, gravações de áudios e vídeos, além de questionários e um grupo focal, junto a estudantes de graduação em Arquitetura e Urbanismo.  Os resultados obtidos sugerem que o uso de analogias pode ser incorporado como instrumento de correspondência, apropriação de conhecimentos e concepção criativa no processo de aprendizagem de projetos arquitetônicos. Considera-se que esse uso tem caráter complementar aos estudos de obras análogas de arquitetura. Dessa forma, a pesquisa nos leva a considerar que a analogia, empregada como recurso didático no ensino e concepção de projeto em arquitetura, contribui para a ampliação das possibilidades projetuais. Além disso, possibilita a compreensão da complexidade sistemática dos elementos envolvidos na elaboração de um projeto, bem como permite a expressividade criativa dos estudantes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ALEXANDRE DA SILVA FERRY
Externa à Instituição - SIANE PAULA DE ARAÚJO - UFMG
Externo à Instituição - RONALDO LUIZ NAGEM
Externo à Instituição - PABLO ALONSO HERRAIZ
Externa à Instituição - CLÁUDIA MARIA ARCIPRESTE
Notícia cadastrada em: 16/01/2021 11:32
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