Banca de DEFESA: ALEXANDRE CARDOSO BARBOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALEXANDRE CARDOSO BARBOSA
DATA : 26/02/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Plataforma digital RNP
TÍTULO:


A docência no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais: análise reflexiva sobre a construção e mobilização dos saberes docentes no Curso de Formação de Oficias.


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de oficiais bombeiros; saberes docentes; identidade docente


PÁGINAS: 98
RESUMO:

RESUMO

O presente trabalho teve por objeto de estudo o processo de construção e mobilização de conhecimentos e saberes inerentes ao exercício da docência em uma instituição de ensino militar. Foi adotado como lócus da pesquisa de campo a Academia de Bombeiro Militar de Minas Gerais e, como sujeitos, foram selecionados 17 docentes das disciplinas práticas de salvamento terrestre, salvamento aquático, salvamento em altura e combate a incêndio urbano; além de 34 discentes do ano de 2020. Os sujeitos docentes desta pesquisa não exercem a função docente com dedicação exclusiva, sendo que muitos deles ainda trabalham em jornada de trabalho na atividade fim da instituição. O referencial teórico alicerçou-se a partir das descrições de Shulman (1987; 2004; 2005; 2007) quanto ao conhecimento pedagógico de conteúdo, Tardif (2010; 2014) e Pimenta (2000; 2009) em relação aos saberes atrelados à função docente. Utilizou-se ainda as concepções de Libâneo (2007) para melhor entender quanto aos aspectos da pedagogia e o papel do processor. O caminho metodológico enveredou-se na análise de documentos normativos, como o Projeto Político Pedagógico do Curso, plano de disciplinas das matérias apontadas, bem como na coleta de dados a partir de questionários semiestruturados aplicados a todos os sujeitos e entrevista aberta ao corpo docente titular das disciplinas. A análise dos dados quantitativos foi realizada no programa SPSS, enquanto que, para os dados qualitativos, foi adotada a análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que os instrutores (docentes) lecionam por possuírem curso técnico na área específica, embora não possuam qualquer formação pedagógica (64,7%) e apresentam, em sua maioria, a graduação como nível máximo de escolaridade (70,6%). Os dados apontam, ainda, que muitos aprendem a ser professor durante o exercício da prática docente, sendo que as experiências vividas no ambiente de trabalho prático (operacional) são levadas e vivenciadas em sala de aula, influenciando diretamente o processo de ensinar. Pode-se concluir que os processos que envolvem ensino e aprendizagem sofrem interferências pela construção do ser docente e influenciam diretamente a formação do profissional Bombeiro.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - MARIA ADELIA DA COSTA
Externo ao Programa - EDUARDO HENRIQUE LACERDA COUTINHO
Externo à Instituição - ROBERTO VALDES PUENTES - UFU
Notícia cadastrada em: 01/02/2021 14:44
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-10.ditic.sgi.cefetmg.br.inst10