CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS | ETD - Educação Temática Digital

dossiê temático “Tecnologias digitais na pandemia: ensino público, democracia e inclusão”

A Revista Educação Temática Digital - ETD divulga chamada pública para recebimento de propostas para o Dossiê “Tecnologias digitais na pandemia: ensino público, democracia e inclusão”, que será publicado em seu quarto número de 2021- out/dez.

 

A situação emergencial, gerada pela pandemia da Covid-19, ocasionou a migração no desenvolvimento das atividades de ensino da modalidade presencial para o denominado Ensino Remoto Emergencial (ERE). Em diferentes lugares do planeta diversas estratégias foram adotadas tendo como objetivo central, ainda que não o único, a diminuição dos impactos educacionais para as crianças e jovens impossibilitados de frequentar, presencialmente, as instituições de ensino. Neste contexto, agências internacionais voltadas para políticas de desenvolvimento global, como a UNESCO e a OCDE, têm enfatizado que os países devem estar atentos aos impactos da pandemia na educação.

 

As discussões sobre o fechamento das escolas ou a necessidade de sua reabertura têm pautado diferentes posições de governantes, gestores educacionais, professores, estudantes e famílias. Dados de 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que uma parcela considerável da população (21,9%), que representa quase 72 milhões de domicílios, não contavam com acesso à internet. Segundo pesquisa recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), cerca de 6 milhões de estudantes brasileiros não têm acesso à internet com banda larga ou dados móveis, o que impossibilita a participação desta população nas modalidades de ensino remoto. Em consulta ao site da Unesco, que mantém monitoramento global de escolas fechadas devido à situação de pandemia, é possível conferir que o número de estudantes ativos afetados no Brasil chega a quase 53 milhões. No país, protocolos de reabertura parcial têm sido elaborados e, em algumas localidades, colocados em prática. Entretanto, em meio à manutenção do estado pandêmico, o ERE ainda se sustenta.

 

Neste cenário, no qual às incertezas sobre o futuro se somam as variadas e inventivas estratégias no âmbito do ERE, a Revista ETD-Educação Temática Digital espera receber propostas para o Dossiê que irá compor o número “Tecnologias digitais na pandemia: ensino público, democracia e inclusão”. Será selecionada apenas uma proposta.

 

O objetivo do número será o de colocar em relevo elementos para a problematização do impacto da pandemia quanto às experiências com uso de tecnologias, buscando contribuir para um debate amplo que sustente discussões sobre a sua incorporação na educação para além da mera inserção mercadológica de "produtos tecnológicos" e práticas pedagógicas em sistemas de ensino, vale dizer, que possibilitem um olhar crítico sobre os diferentes usos e impactos dos recursos tecnológicos implementados durante a pandemia, bem como as consequências e perspectivas para além dela.

 

As especificações para as propostas, de acordo com as normas da Revista, são as seguintes:

 

"Os dossiês devem ser compostos de uma apresentação e de, no mínimo, cinco e, no máximo, dez artigos, reunindo autores filiados a, no mínimo, cinco instituições e contando, preferencialmente, com a participação de, pelo menos, dois autores ou coautores filiados a instituição estrangeira. Só será publicado como dossiê um conjunto mínimo de cinco artigos aprovados pelos pareceristas. Em caso de aprovação de apenas um ou dois textos, esses poderão ser publicados isoladamente".

O prazo limite para submissão no sistema da revista é 01 de junho de 2021.


As demais normas para a submissão estão disponíveis no link:

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/about/submissions

Notícia cadastrada em: 24/04/2021 09:02
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