Banca de DEFESA: GLORIA CRISTINA PEREIRA GOMIDES GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GLORIA CRISTINA PEREIRA GOMIDES GOMES
DATA : 15/06/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma virtual
TÍTULO:

PROJETOS DE VIDA E ASPIRAÇÕES PROFISSIONAIS DE JOVENS EGRESSAS DO CURSO PRO-TÉCNICO DO CEFET-MG


PALAVRAS-CHAVES:

Juventudes de baixa renda. Divisão Sexual do Trabalho. Educação Profissional e Tecnológica. Projetos de Vida.


PÁGINAS: 106
RESUMO:

Esta pesquisa analisa os projetos de vida e as aspirações profissionais de jovens mulheres estudantes, oriundas de classes de baixa renda que cursaram o curso de extensão Pró-técnico do CEFET-MG. Objetiva-se compreender se e como tais projetos são influenciados pela Divisão Sexual do Trabalho e seus desdobramentos, as motivações e os desafios enfrentados pelas estudantes e suas expectativas em relação ao mundo do trabalho. Para tal, realizou-se uma exegese dos excertos de falas das estudantes, participantes da pesquisa, coletados na pesquisa empírica à luz da Divisão Sexual do Trabalho dialogando com as teorias de juventudes e de projetos de vida. Assim, foram realizadas rodas de conversa e entrevistas semiestruturadas com oito egressas do Pro-Técnico a fim de se aproximar do objeto em estudo. Os relatos das participantes da pesquisa evidenciaram que a passagem dessas pelo Pro-Técnico contribuiu para a socialização com outros grupos de pertencimento e para (re) elaboração de construções juvenis. Vários desafios foram apontados ao longo da trajetória dessas meninas, como rotinas de estudo com exaustivas cargas horárias e demora no transporte de retorno da escola para casa. Algumas dividiam o tempo com triplas ou múltiplas jornadas - estudo, afazeres domésticos, trabalho remunerado, atividades físicas, religiosas e pessoais. As alunas que executam o trabalho remunerado, o fazem para poderem arcar com suas despesas financeiras pessoais ou para ajudar em alguma despesa extra em casa. Além disso, há relatos de discriminação de gênero no espaço acadêmico e no mundo trabalho, com seleções de vagas para estagiários exclusivamente do sexo masculino, por exemplo. No entanto, as jovens buscam formas de enfrentamento e de resistência. De acordo com as narrativas das jovens egressas, tanto “o trabalho faz juventudes” quanto “a escola faz juventudes”. Depreende-se no caso estudado, que também ‘a Educação Tecnológica faz juventudes’, pois essa vem contribuindo para a formação de condições juvenis femininas e de futuras cidadãs atuantes na sociedade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - RAQUEL QUIRINO
Externa ao Programa - RAQUEL DE CASTRO SALOMAO CHAGAS
Externa à Instituição - JULIANA BATISTA DOS REIS - UFMG
Externa à Instituição - LUDIMILA CORREA BASTOS
Notícia cadastrada em: 19/05/2021 10:30
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