Banca de DEFESA: ELOIZA HELENA GONCALVES MAIA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELOIZA HELENA GONCALVES MAIA
DATA : 29/06/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma virtual
TÍTULO:

VIOLÊNCIA SIMBÓLICA DE GÊNERO: ASSÉDIO MORAL E SEXUAL EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA


PALAVRAS-CHAVES:

Violência Simbólica de Gênero. Assédio Moral e Sexual. Divisão Sexual do Trabalho. Educação Tecnológica.


PÁGINAS: 125
RESUMO:

A presente pesquisa está inserida na Linha III: Processos Formativos na Educação Profissional e Tecnológica, do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Os estudos dessa linha focalizam questões da área trabalho-educação nos contextos socioeconômico e político-cultural, destacando os processos históricos e culturais, as relações entre as mudanças societárias, a educação profissional formal e não formal e o mundo do trabalho. A partir dos aportes teóricos sobre a Divisão Sexual do Trabalho (Hirata e Kergoat, 2002) e da Violência Simbólica (Bourdieu, 1975, 2002, 2011), a pesquisa problematiza a violência simbólica de gênero, aqui caracterizada por assédio moral e sexual no meio acadêmico, em uma instituição federal de educação profissional e tecnológica. Buscou-se compreender como a violência simbólica de gênero se manifesta nesse contexto educacional, como ela é percebida e enfrentada por alunas de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, e qual é a percepção da Instituição sobre o assunto. Foi realizado um levantamento bibliográfico acerca das temáticas discutidas em livros, bases de teses, dissertações e artigos indexados. Em seguida, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, por meio remoto, com alunas da Educação Profissional e Tecnológica- EPT (atuais ou egressas), maiores de 18 anos, que vivenciaram esse tipo de violência, além da realização de entrevistas com coordenadores de curso dos diversos níveis envolvidos (Técnico, Graduação e Pós-Graduação). Após a coleta dos dados foi realizada uma exegese dos excertos de falas dos entrevistados, confrontando-os com os referenciais teóricos estudados, de forma a se inter-relacionar empiria e teoria. Os resultados evidenciaram várias formas de violências sofridas pelas mulheres, principalmente em ambientes da EPT. Espera-se que a pesquisa possa levar ao debate e à reflexão, dentro e fora das instituições federais de educação tecnológica, e auferir mudanças nas visões de mundo e comportamentos de todos os atores envolvidos nessas tramas sociais, propiciando avanços na igualdade de gêneros nesse segmento educacional.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - LINDAMIR SALETE CASAGRANDE - UTFPR
Externa à Instituição - NILZA HELENA DE OLIVEIRA - IFMG
Presidente - RAQUEL QUIRINO
Notícia cadastrada em: 08/06/2021 22:41
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