Banca de DEFESA: POLLIANE DE JESUS DORNELES OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : POLLIANE DE JESUS DORNELES OLIVEIRA
DATA : 22/07/2021
HORA: 14:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO CEFET-MG: A PERCEPÇÃO DOCENTE

PALAVRAS-CHAVES:

Educação inclusiva. Educação profissional e tecnológica. Tecnologia assistiva.


PÁGINAS: 101
RESUMO:

Nos últimos anos houve um aumento no número de pessoas com necessidades especiais. No último censo demográfico realizado no Brasil, em 2010, estimou-se que cerca de 45 milhões de pessoas declararam ter algum tipo de necessidade especial ou deficiência. A partir da Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, que dispõe sobre a reserva de vagas para pessoas “autodeclarados pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência” (BRASIL, 2012). A partir disso, houve o ingresso das pessoas com deficiência ou necessidade educacional especial nos institutos federais de ensino. Dessa forma, a questão norteadora dessa dissertação de mestrado decorre sobre como se constitui a prática dos professores que trabalham nos Campi I e II do CEFET-MG que recebem nas salas de aula alunos com alguma necessidade educacional. Nesse contexto, essa pesquisa teve como objetivo analisar a prática dos professores lotados nos Campi I e II do CEFET-MG no que tange à inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais ou pessoa com deficiência. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se metodologia de pesquisa com natureza qualitativa, descritiva por meio de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Constituída em cinco etapas: na primeira etapa verificou-se sobre os conhecimentos que os professores lotados nos Campi I e II do CEFET-MG possuíam sobre necessidade educacional especial ou pessoa com deficiência e TA. Na segunda etapa foram mapeadas as necessidades especiais e/ou comorbidades, levantadas pelos professores. Na terceira etapa verificou-se sobre uso das TA pelos professores. Na quarta etapa evidenciou-se sobre as práticas dos professores naquilo que diz respeito tanto aos princípios e ações gerais quanto ao que diz respeito à presença dos alunos com NE nas suas salas de aula. Na última etapa, a quinta, verificou-se sobre a implementação de ações relacionadas às políticas existentes para o atendimento especializado dos alunos com NE por parte dos professores. A pesquisa, portanto, permitiu identificar e analisar sobre o processo de inclusão nos Campi I e II do CEFET-MG. Os resultados encontrados permitiram concluir que o processo de inclusão no CEFET-MG nos Campi I e II não é contemplado na íntegra. Há uma falta de conhecimento dos professores sobre o processo de inclusão, sobre as políticas existentes relacionadas ao tema, sobre as TA e sobre a existência de um programa no CEFET-MG que seja inclusivo. Por fim, demostrou-se que ainda há muito o que se fazer no que tange à educação inclusiva nos Campi I e II do CEFET-MG.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - MARCIA GORETT RIBEIRO GROSSI
Interna - LUCIANA APARECIDA SILVA DE AZEREDO
Externa à Instituição - ADRIANA ARAÚJO PEREIRA BORGES - UFMG

Notícia cadastrada em: 16/06/2021 15:57
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-07.ditic.sgi.cefetmg.br.inst7