Banca de DEFESA: ANA LUIZA MARTINS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA LUIZA MARTINS
DATA : 20/07/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Vídeoconferência
TÍTULO:

A EVASÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ADULTOS DO PROGEST/CEFET-MG: UMA ANÁLISE DISCURSIVA


PALAVRAS-CHAVES:

Evasão escolar. Trabalhadores da construção civil. PROGEST. Curso de Gestão de Obras. Análise do discurso.


PÁGINAS: 108
RESUMO:

Inserida na “Linha de pesquisa I: Ciência, tecnologia e trabalho: abordagens filosóficas, históricas e sociológicas” do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), esta pesquisa, de cunho qualitativo levanta as motivações da evasão escolar em um curso de formação profissional de adultos, mais especificamente no curso de Gestão de Obras (GO), ofertado pelo Programa de Estudos em Engenharia, Sociedade e Tecnologia (PROGEST) do CEFET-MG. Partindo da seguinte questão norteadora: “como explicar os altos índices de evasão no curso de Gestão de Obras?”, esta pesquisa se propõe a conhecer o ponto de vista, não apenas dos gestores e formadores do curso e ou da teoria acerca de evasão, mas também e principalmente do adulto profissional que evade de um curso gratuito, que se relaciona com a sua trajetória profissional, para o qual se inscreveu e conquistou uma vaga por meio de um processo seletivo.  O objetivo geral da pesquisa consiste em levantar as motivações da evasão no curso de GO ofertado pelo PROGEST. Os objetivos específicos são: 1) verificar em que medida os motivos alegados pelos alunos para a evasão se aproximam ou distanciam das hipóteses levantadas pelos formadores e coordenadores do referido curso; 2) levantar a visão dos alunos sobre pedagogia adotada no curso; 3) averiguar se há relação entre evasão e a pedagogia adotada no curso. Para tal, foram realizadas conversas informais com a coordenação e formadores e entrevistas semiestruturadas com ex-alunos do referido curso, analisadas à luz da análise do discurso de linha francesa. O projeto de pesquisa foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do CEFET-MG e aprovado por meio do Certificado de Apresentação para Apreciação Ética - CAAE nº 37665920.7.0000.8507. Essa pesquisa tem como principais bases teóricas os estudos de Michel Foucault e de Paulo Freire. Com base no referencial teórico e nas condições de produção dos dizeres, optou-se por analisar os excertos em três eixos temáticos: 1) motivos pessoais; 2) motivos relacionados ao curso e 3) motivos relativos à pedagogia adotada. Os resultados obtidos apontam que, em parte, os motivos já eram previstos pela coordenação do curso, alguns relativos ao curso e outros de âmbito pessoal. Observou-se que os motivos para a evasão não estão relacionados à pedagogia adotada no curso. Ademais, foi possível perceber a racionalidade neoliberal de forma transversal nos dizeres dos sujeitos participantes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - LUCIANA APARECIDA SILVA DE AZEREDO
Interna - MARIA ADELIA DA COSTA
Interno - IVO DE JESUS RAMOS
Externa à Instituição - MARCIA APARECIDA AMADOR MASCIA - USF
Externa à Instituição - VIVIANE DINÊS DE OLIVEIRA RIBEIRO BARTHO
Notícia cadastrada em: 29/06/2021 21:50
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