Banca de DEFESA: SILVIA OSORIA SILVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SILVIA OSORIA SILVEIRA
DATA : 06/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Online - Plataforma RNP
TÍTULO:

CONCEPÇÕES SOBRE PROJETOS PARA AMBIENTES DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES PROFESSORANDOS DO PEFD DO CEFET/MG


PALAVRAS-CHAVES:

Ambientes de aprendizagem. Formação docente. Projetos para ambientes de aprendizagem. Prática pedagógica. Práticas educativas.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Esta dissertação de mestrado na área da Educação Tecnológica tem como objetivo investigar as concepções de estudantes professorandos do Programa Especial de Formação de Docentes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (PEFD do CEFET/MG) sobre Projetos para Ambientes de Aprendizagem e as implicações desses saberes para a educação escolar, e em particular a educação profissional e tecnológica. A metodologia adotada nesta pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa e de natureza exploratória. O referencial teórico utilizado foi a obra intitulada How people learn: brain, mind, experience, and school (Como as pessoas aprendem: cérebro, mente, experiência e escola), de Bransford et al. (2000). O instrumento de coleta de dados adotado foi o questionário semiestruturado com questões dissertativas e de múltipla escolha; a pesquisa contou com a participação de 21 colaboradores matriculados no programa. Os resultados revelaram que a maioria dos estudantes professorandos reconhece a possibilidade de se planejar um ambiente escolar dentro das quatro perspectivas (no aprendiz, no conhecimento, na avaliação e na comunidade) mas alegaram a falta de conhecimento para viabilizar tais projetos. A respeito das implicações das concepções apresentadas para a educação escolar, infere-se que os futuros professores precisam experienciar o que é aprender em ambientes alinhados com os quatro centramentos, já que existe uma tendência das pessoas ensinarem conforme aprenderam. Considera-se, ainda, ser importante divulgar e refletir as diversas maneiras de se implementar os conhecimentos científicos na prática pedagógica por parte dos cursos de formação docente. Infere-se que, os estudantes professorandos demonstraram convergência ao reconhecerem a importância dos centramentos, em contrapartida, demonstraram insegurança e desconhecimento sobre a forma de viabilizar os projetos para ambientes de aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - IVO DE JESUS RAMOS
Interna - MARIA ADELIA DA COSTA
Externa ao Programa - ANA MARIA CLEMENTINO JESUS E SILVA
Externa ao Programa - FABIANA DA CONCEICAO PEREIRA TIAGO
Notícia cadastrada em: 05/08/2021 00:27
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-05.ditic.sgi.cefetmg.br.inst5