Banca de DEFESA: LEÔNCIO D'ASSUMPÇÃO DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEÔNCIO D'ASSUMPÇÃO DE SOUZA
DATA : 08/09/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma RNP
TÍTULO:

A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA SOBRE A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO NO CEFET-MG - BELO HORIZONTE


PALAVRAS-CHAVES:

 Educação Especial, Inclusão, Deficiência, Educação Profissional.


PÁGINAS: 180
RESUMO:

A presente dissertação é o resultado de inquietações, investigações, leituras e discussões acerca da educação profissional técnica de nível médio (EPTNM) ofertada às pessoas com deficiência. O cenário nacional da empregabilidade das pessoas com deficiência é critico e os números revelam que estes sujeitos estão totalmente à margem do mercado de trabalho, ocupam pouquíssimas vagas e quando ocupam, em sua maioria, são postos de trabalhos de base, elementares e de baixa remuneração. Atribui-se como causa deste fenômeno a baixa escolaridade das pessoas com deficiência, uma vez que 61% destas não possuem nenhuma formação ou apenas o ensino fundamental. Compreendendo o trabalho do ponto de vista ontológico, este se torna imprescindível para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade como um todo, não somente como uma fonte de renda, mas ligado a sentimentos e possibilidades, do pertencimento à transformação de se e do meio. Sendo assim e entendendo a educação profissional e tecnológica como uma proposta de formação de indivíduos para a vida em suas diversas dimensões, situando o trabalho como força motriz de transformações sociais, procurou-se investigar como e se ocorre a inclusão das pessoas com deficiência nessa perspectiva de educação. Para o desenvolvimento da pesquisa, discutiram-se categorias como deficiência, diferença, inclusão, integração e segregação, como elas se apresentam e interagem. Optou-se por alguns pressupostos teóricos e metodológicos, dentre eles a educação especial na perspectiva inclusiva, corrente que defende que os alunos com deficiência convivam e estudem nas escolas e nas salas de aula comuns; A perspectiva social das deficiências, contraponto à exclusividade biológica e médica das deficiências, e entendendo o sujeito como singular e sua interação com o meio como ponto principal de análise. Por fim, a escolha metodológica recorre às experiências, às percepções desses alunos que estão inseridos no contexto aqui proposto, além de avaliar dados documentais e informações sobre políticas educacionais a eles dirigidas. O campo da pesquisa se deu em uma escola que oferta tal modalidade de ensino, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais de Belo Horizonte. As análises centram-se em documentos institucionais, políticas de inclusão, dados de ingresso, permanência, evasão, conclusão e nas percepção dos discentes obtidas por meio de questionários. Os participantes são alunos com deficiência da EPTNM que ingressaram na instituição entre 2016 e 2019. Os resultados da pesquisa revelam que as políticas nacionais de inclusão são robustas e abrangentes, contudo, as políticas e ações da instituição em questão ainda são precárias e descontinuadas. Identificou-se que os alunos tidos como egressos, na verdade não concluíram a habilitação técnica, somente o ensino médio comum. Nas análises das percepções dos alunos com deficiência foi possível identificar que, a partir de suas experiências, eles entendem que a escola não é inclusiva, sobretudo a partir das relações e comportamentos dos professores. Os alunos têm uma trajetória escolar marcada pela integração e segregação, perspectivas essas afastadas da inclusão. Constata-se, portanto, que os alunos com deficiência não têm encontrado na EPTNM do CEFET-MG -  Belo Horizonte uma possibilidade de formação que os possibilite o trabalho na área cursada. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - SILVANI DOS SANTOS VALENTIM
Externa à Instituição - IZAURA MARIA DE ANDRADE DA SILVA - UFPB
Externo à Instituição - MARCO ANTONIO MELO FRANCO - UFOP
Notícia cadastrada em: 13/08/2021 15:23
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