Banca de DEFESA: VINICIUS DA SILVA FIUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VINICIUS DA SILVA FIUZA
DATA : 15/09/2021
HORA: 09:30
LOCAL: Conferência Web - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
TÍTULO:

Construção de Modelos e o Desenvolvimento de Habilidades à luz da Teoria da Aprendizagem Experiencial


PALAVRAS-CHAVES:

Modelagem; Aprendizagem Experiencial; Educação Profissional e Tecnológica; Educação científica; Desenvolvimento de Habilidades.


PÁGINAS: 174
RESUMO:

A fragmentação do conhecimento que atinge a Ciência e a Educação pode levar a falta de interesse e engajamento por parte dos estudantes, impossibilitando a eles oportunidades para o efetivo desenvolvimento de habilidades e competências, tão importantes ao pleno exercício da cidadania e da vida produtiva. Trabalhos do campo da Educação em Ciências nos permitem compreender que atividades de modelagem são capazes de promover aprendizagens, para além da memorização de conteúdos, relacionadas com a capacidade de integrar e aplicar conhecimentos na resolução de problemas, e de desenvolver habilidades psicomotoras. Por meio da presente pesquisa buscamos compreender o processo de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades proporcionados pelo engajamento de estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) na construção de modelos realizados no contexto de uma feira de Ciências e Tecnologia. Para isso, coletamos dados por meio de entrevistas com os estudantes que realizaram esse tipo de trabalho e analisamos os diários de bordo produzidos por eles durante esse processo. A análise dos dados foi realizada usando o método de análise do conteúdo categorial à luz da Teoria da Aprendizagem Experiencial, de David Kolb. Os dados revelaram que as atividades de construção dos modelos possibilitaram aos estudantes oportunidades para o aprendizado de todos os tipos de conhecimentos descritos na teoria da aprendizagem experiencial, com uma tendência maior para os conhecimentos convergentes, adaptativos e assimilativos. Além disso, os dados mostraram que as atividades de construção dos modelos contribuíram para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras e que o tipo do modelo, quanto a sua área científica, a estratégia de modelagem e os estilos individuais de aprendizagem, influenciaram no tipo de aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades decorrente do engajamento dos estudantes nas atividades de construção dos modelos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ALEXANDRE DA SILVA FERRY
Interna - TEREZINHA RIBEIRO ALVIM
Externo à Instituição - SAULO CÉZAR SEIFFERT SANTOS - UFAM
Notícia cadastrada em: 18/08/2021 11:07
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-09.ditic.sgi.cefetmg.br.inst9