GRUPOS DE PESQUISA PPGET | Grupo de Estudos Discurso e Subjetividade na Educação Profissional e Tecnológica GEDS – EPT

Grupo de Estudos Discurso e Subjetividade na Educação Profissional e Tecnológica

GEDS – EPT

 

Coordenação: Profa. Dra. Luciana Aparecida Silva de Azeredo

 

Este grupo de estudos, vinculado ao Departamento de Linguagem e Tecnologia (DELTEC) e  ao Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), a partir do escopo teórico discursivo, na interface dos estudos arquegenealógicos de Foucault e outros autores (pós-)críticos, tem como proposta levantar, discutir e analisar  questões relativas à emergência de subjetividades e identidades, às relações de poder e de saber, à ética e à estética da existência nos discursos que atravessam a educação brasileira, especificamente, a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), discursos esses, advindos de diversas fontes, como o governo e a mídia, e pelos quais a EPT é constantemente (re)constituída. Pretende-se problematizar, no discurso da/sobre a educação e em práticas educativas diversificadas, as emergências de (formas-) sujeitos e suas identidades como efeitos de sentido dos macrodiscursos da contemporaneidade, em um mundo globalizado e (pós-) pandêmico, ou seja, como as tramas macrodiscursivas afetam os microdiscursos das práticas educativas na EPT. Dentre os macrodiscursos, destacamos o neoliberalismo, as novas tecnologias e a inclusão social.

 

Os encontros acontecem quinzenalmente, às sextas, das 15:00 às 17:00, e todo semestre é proposto um cronograma com as leituras a serem realizadas e debatidas pelo grupo. 

 

O primeiro encontro está previsto para 22/10/21. No momento, devido à pandemia, os encontros serão remotos.

 

Podem participar do grupo alunos regulares e especiais dos cursos de graduação e pós-graduação do CEFET MG e de outras instituições.

 

Para informações, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail: luazeredo@gmail.com

Notícia cadastrada em: 25/08/2021 15:25
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-07.ditic.sgi.cefetmg.br.inst7