Banca de DEFESA: KELLYNE ANDRESSA AQUINO DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KELLYNE ANDRESSA AQUINO DE SOUZA
DATA : 07/12/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Conferência Web - RNP
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES TÉCNICAS LABORATORIAIS DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM QUÍMICA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino técnico. Habilidades laboratoriais. Modelo Rasch.


PÁGINAS: 115
RESUMO:

As habilidades técnicas estão entre as competências almejadas em cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), em que os alunos têm a oportunidade de desenvolvê-las ou aperfeiçoá-las no espaço laboratorial. O presente estudo, desenvolvido na linha de pesquisa sobre “Práticas Educativas e Tecnologias Educacionais" do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG, investigou o desenvolvimento de habilidades técnicas por parte de estudantes de um curso técnico em Química nas atividades de preparo de soluções, e sua adequação a um modelo estatístico dicotômico, conhecido como modelo Rasch, a fim de se obter elementos para construção de instrumentos de avaliação adequados para o uso em disciplinas técnicas. Partindo-se do pressuposto de que as habilidades técnicas laboratoriais se constituem como traços latentes no processo formativo da profissionalização dos sujeitos, a sua avaliação pode se constituir como um problema de difícil resolução para professores de disciplinas técnicas-profissionalizantes, como as que são ofertadas em cursos técnicos de nível médio, em decorrência da dificuldade de se medir um atributo pouco tangível. Contudo, considera-se a possibilidade de se mensurar o desempenho das habilidades técnicas por meio de variáveis observáveis, indicadoras desse atributo, utilizando-se modelos de análise que combinam aspectos qualitativos e quantitativos, como o modelo estatístico dicotômico desenvolvido pelo dinamarquês Georg Rasch (1901-1980). O trabalho fundamentou-se em uma metodologia de caráter quali-quantitativo, para a qual foi elaborado um instrumento do tipo checklist a partir de um documento de laboratório das disciplinas técnicas, chamado de Procedimento Operacional Padrão para o preparo de soluções e para a realização de medidas de massa. O checklist foi preenchido por meio da observação, acompanhada de registros em vídeo de aulas desenvolvidas em um dos laboratórios de ensino do referido curso existentes no campus 1 do CEFET-MG. Os dados gerados pelo preenchimento do checklist foram validados por meio do modelo de Rasch, para construir as medidas intervalares das habilidades técnicas. O instrumento construído mostrou-se válido para mensurar essas habilidades. Assim, considera-se que a utilização desse instrumento poderia se constituir como uma ferramenta adequada para avaliar o desenvolvimento desse tipo de habilidade e, consequentemente, a aprendizagem do(a) estudante no ambiente do laboratório escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - TEREZINHA RIBEIRO ALVIM
Interno - ALEXANDRE DA SILVA FERRY
Externa ao Programa - FLAVIA REGINA DE AMORIM
Externo à Instituição - GEIDE ROSA COELHO - UFES

Notícia cadastrada em: 08/11/2021 11:49
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