Banca de DEFESA: RANA ROSE RICO MARTINS BORGES DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RANA ROSE RICO MARTINS BORGES DE SOUSA
DATA : 10/06/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório 201 - Prédio 20 - Campus II CEFET-MG
TÍTULO:

A ação docente em tempo de pandemia: o uso das ferramentas digitais em práticas de ensino fundamentadas em modelagem


PALAVRAS-CHAVES:

Ação Mediada; Ensino de Física; Ensino fundamentado em Modelagem; Ferramentas Digitais


PÁGINAS: 134
RESUMO:

No contexto do ensino remoto, o objetivo geral da nossa pesquisa, consistiu em analisar práticas de ensino fundamentadas em modelagem, mediadas por ferramentas digitais. Especificamente, pretendíamos analisar sequências didáticas planejadas e conduzidas por professores de Física da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), ocorridas durante o período do ensino remoto emergencial, com foco em práticas de ensino nas quais houve o uso ou construção de modelos, entendidos como representações parciais de entidades de interesse científico-escolar, associados ao emprego de recursos tecnológicos da informação e da comunicação, a fim de compreender os processos de construção e compartilhamento de significados mediados pela integração desses recursos. Para atingir esse objetivo traçamos três etapas de trabalho: (1ª) Trazer a luz as tecnologias  educacionais disponíveis até a iminência da pandemia da COVID-19 por meio de uma revisão na literatura; (2ª) Identificar episódios de ensino nos quais o nosso participante de pesquisa modelou entidades de interesse científico mediada por de ferramentas digitais, o que foi possível através de uma observação não participante; (3ª)  Descrever e analisar esses episódios de ensino orientados pela Teoria da Ação Mediada. Em síntese, a nossa análise evidenciou que as ações de ensino do participante da pesquisa foram moldadas por fatores do histórico momento pandêmico, por orientações da instituição de ensino na qual ocorreu a observação das aulas e pelas ferramentas disponibilizadas pela cultura digital, revelando diferentes estratégias de ensino, adoção de novas ferramentas de trabalho e o abandono de outras. Além disso, as tecnologias digitais empregadas em ações de modelagem de entidades de interesse do Ensino de Física possibilitaram o ensino por um lado, mas apresentaram limitações por outro e diante disso, o nosso participante de pesquisa, recorre ao uso coordenado com outras tecnologias.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ALEXANDRE DA SILVA FERRY
Interna - MARIA ADELIA DA COSTA
Externo ao Programa - WEBER HANRY MORAIS E FEU
Externo à Instituição - RONALDO LUIZ NAGEM - CEFET-MG
Notícia cadastrada em: 31/05/2022 18:10
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