EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: FORMAÇÃO E INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO DOS EGRESSOS DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO EM MINAS GERAIS
Educação Profissional Técnica de Nível Médio; Mercado de Trabalho; Formação Técnica; Inserção no Mercado de Trabalho.
Este estudo tem por objetivo analisar a formação dos egressos de cursos técnicos de nível médio de Minas Gerais, bem como a inserção desses egressos no mercado de trabalho. Desse modo, buscou-se investigar a formação, por meio da análise das diretrizes gerais dos currículos de formação técnica de nível médio e do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), e identificar as competências as quais devem ser adquiridas na formação necessárias para a atuação e para o desenvolvimento profissional no mercado brasileiro de profissões. Esta dissertação se constitui por uma revisão bibliográfica geral acerca da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) e por uma pesquisa de campo, a qual se realizou por meio de um questionário eletrônico semiestruturado, respondido por 20 participantes, e por meio de entrevista por videochamada, respondida por oito participantes. O recorte temporal abrangeu egressos cujo ano de formação se deu entre 2015 e 2019. Para o tratamento e a interpretação dos dados obtidos, recorreu-se à análise de conteúdo e utilizou-se de uma abordagem qualitativa. Justifica-se que a necessidade de um estudo como este surge das exigências do mercado de trabalho nos dias atuais, assim, procurou-se discutir sobre questões relacionadas à formação e à inserção no mercado de trabalho dos egressos técnicos de nível médio, sobre meios possíveis para melhorar o acesso dos jovens ao mercado de trabalho e também sobre uma concepção de formação profissional emancipatória e crítica, a qual deve ser capaz de despertar, provocar e possibilitar trajetos de inserção no mundo do trabalho e de inserção social, em um sentido amplo, de tais egressos técnicos mineiros.