Banca de QUALIFICAÇÃO: Marcela Palhares Miranda

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Marcela Palhares Miranda
DATA : 05/07/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
TÍTULO:

AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL E ANALÍTICA DA INFLUÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS DO CORPO DE PROVA E DO MODO DE FALHA SOBRE A ADERÊNCIA COM ENSAIO DE ARRANCAMENTO (PULL-OUT TEST) EM BARRAS FINAS DE AÇO (CA-50)


PALAVRAS-CHAVES:

Aderência, Ensaio de Arrancamento, Barras finas de aço, Geometria dos corpos de prova.


PÁGINAS: 65
RESUMO:

A aderência entre aço-concreto é a propriedade que garante viabilidade das estruturas de concreto armado, impedindo que as barras de aço deslizem no interior do concreto. A avaliação da aderência é realizada através de ensaios mecânicos, sendo o Ensaio de arrancamento (RILEM CEB FIP RC6 (1992)) o mais utilizado para em estudos sobre a aderência. Este ensaio consiste basicamente a aplicação de força de tração em uma barra de aço, alojada em molde cúbico de concreto. Não há nenhum padrão brasileiro para a realização deste ensaio, diferente de alguns países. Poucos estudos avaliam o fenômeno considerando apenas as barras finas de aço, que apresentam destaque na construção civil, tendo em vista os projetos com peças cada vez mais esbeltas. A geometria do corpo de prova (CP) do ensaio de arrancamento é um parâmetro em destaque na literatura, já que, estudos indicam melhorias na distribuição de tensões, no interior do corpo de prova com geometria cilíndrica. Dessa forma, propõe-se a avaliação da aderência com barras finas de aço CA-50 (6.3, 8 e 10 mm) e concreto C35, a partir do o ensaio de arrancamento, utilizando o comprimento de ancoragem de 10ϕ, baseando-se na literatura, e a comparação dos resultados de tensão para corpos de prova cúbicos e cilíndricos. Resultados preliminares, com as barras com diâmetro de 6,3 mm, indicam valores satisfatórios com baixa variabilidade e possibilidade de substituição do CP do ensaio de cúbico para cilíndrico, de acordo com análises estatísticas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - CLAUDIO JOSE MARTINS
Presidente - ELIENE PIRES CARVALHO
Interno - NILTON DA SILVA MAIA
Notícia cadastrada em: 09/06/2017 11:33
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-06.ditic.sgi.cefetmg.br.inst6