Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE SERGIO BASTOS JORGE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FELIPE SERGIO BASTOS JORGE
DATA : 13/07/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
TÍTULO:

Os efeitos da adição de cinza de casca de arroz na zona de interface entre a matriz de compósitos à base de cimento Portland e o reforço com fibras de aço.


PALAVRAS-CHAVES:

CCA, fibra de aço, ITZ, aderência.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Os concretos e demais compósitos cimentícios reforçados com fibras de aço estão sendo cada vez mais utilizados com o intuito de melhorar a tenacidade dos mesmos. É sabido que o concreto possui alta resistência à compressão e durabilidade, mas sua ductilidade é baixa, o que o torna um material frágil e com pouca capacidade de absorção de energia. Estudos indicam que nos compósitos cimentícios a Zona de Transição Interfacial (ITZ) é aquela na qual surgem as primeiras fissuras que ao se propagarem levam à fratura do material. Adições minerais têm sido incorporadas às matrizes cimentícias com dois objetivos fundamentais: dar uma destinação sustentável aos resíduos agroindustriais como as cinzas de casca de arroz (CCA) e melhorar as propriedades dos compósitos à base de cimento. A CCA, que é produzida através da queima da casca de arroz com fins de geração de energia térmica possui alto teor de sílica amorfa, o que lhe confere alto potencial de utilização pela sua atividade pozolânica. Essa característica da CCA é capaz de potencializar a formação de novos produtos de hidratação, principalmente o C-S-H, conferindo maior densidade à matriz cimentícia, diminuição dos poros e vazios, além do perfil sustentável do material, uma vez que parte do cimento é substituída pela CCA. O objetivo dessa pesquisa é avaliar o ganho de aderência entre a matriz cimentícia e a fibra de aço através da substituição do cimento por CCA. Para isso, serão feitos testes de arrancamento de fibra simples por pull-out e ensaios de flexão em compósitos reforçados com fibras distribuídas aleatoriamente. Pretende-se estabelecer a relação entre o ganho de aderência para a fibra simples e os resultados encontrados nos ensaios à flexão. Espera-se que incorporação da CCA promova a densificação da ITZ, melhorando a força de aderência entre a matriz e a fibra, o que indicaria o uso desse material para a criação de compósitos cimentícios com maior tenacidade.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - AUGUSTO CESAR DA SILVA BEZERRA
Presidente - CONRADO DE SOUZA RODRIGUES
Interno - FLAVIA SPITALE JACQUES POGGIALI
Notícia cadastrada em: 13/06/2017 13:09
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-10.ditic.sgi.cefetmg.br.inst10