Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO ARISTIDES DOS SANTOS NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO ARISTIDES DOS SANTOS NETO
DATA : 06/07/2017
HORA: 10:00
LOCAL: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
TÍTULO:

Comportamento de fratura de compósitos de pastas de cimento preparadas com nanotubos de carbono sintetizados em clínquer.  


PALAVRAS-CHAVES:

nanotubos de carbono, pasta de cimento, energia de fratura, resistência à tração. 


PÁGINAS: 40
RESUMO:

Recentemente, as investigações e os avanços tecnológicos que envolvem os materiais à base de cimento apresentaram ótimos resultados no desenvolvimento de compósitos cimentícios de alto desempenho que possuem elevadas resistências à compressão. Apesar de sua ampla utilização na construção civil, os compósitos cimentícios se caracterizam pela baixa resistência à tração, capacidade de absorção de energia e por se apresentarem suscetíveis à microfissuras geradas pelas retrações e/ou atuações de cargas. Essas características são consideradas deficiências críticas que além de gerarem limitações ao projeto estrutural podem afetar a durabilidade das estruturas. Buscando superar essas deficiências, o reforço através da aplicação de micro- ou macrofibras é comumente empregado. No entanto, os compósitos cimentícios apresentam falhas em escala nanométrica, na qual esse reforço tradicional não é eficiente. Devido às suas excelentes propriedades mecânicas como a alta resistência a tração e capacidade de deformação, os nanotubos de carbono (NTC) são ótimos candidatos para reforçar os materiais cimentícios, suprimindo a iniciação e a propagação dessas falhas e melhorando as propriedades mecânicas dos compósitos cimentícios. Nesse cenário, essa pesquisa objetiva incorporar os NTC na pasta de cimento e investigar o efeito gerado no comportamento de fratura dessas pastas através da avaliação da resistência à tração, deformação na flexão, tenacidade e energia de fratura. Espera-se que os compósitos cimentícios adquiram um comportamento menos frágil após a incorporação de um material em escala nanométrica e de propriedades tão excepcionais como os nanotubos de carbono. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - ELIENE PIRES CARVALHO
Externo ao Programa - JOSÉ MÁRCIO FONSECA CALIXTO - UFMG
Presidente - PETER LUDVIG
Externo ao Programa - WEBER GUADAGNIN MORAVIA
Notícia cadastrada em: 14/06/2017 09:03
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-09.ditic.sgi.cefetmg.br.inst9