Banca de QUALIFICAÇÃO: Mariana Rezende Schuab

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Mariana Rezende Schuab
DATA : 05/07/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas GeraisAvaliação
TÍTULO:

Avaliação da retração em argamassas álcali-ativadas para fins de reparo estrutural com substrato de concreto de cimento Portland.


PALAVRAS-CHAVES:

Argamassa álcali-ativada; argamassa geopolimérica; argamassa de reparo estrutural; avaliação da retração.


PÁGINAS: 59
RESUMO:

A ocorrência de obras de reparo estrutural de concreto armado está submetida a um grande crescimento, uma vez que há o aumento de muitos edifícios, com idade avançada, expostos às intempéries e a outras condições adversas à durabilidade, consequentemente, deteriorados. As argamassas de reparo devem satisfazer os requisitos de trabalhabilidade, durabilidade e compatibilidade com o substrato. Neste trabalho, diferentes misturas, baseadas em variadas combinaçõs entre precursores (metacaulim e escória de alto forno) alcalinamente ativadas, com diferentes combinações entre as soluções ativadoras (silicato de sódio e hidróxido de sódio) foram avaliadas em relação à sua adequação para o reparo em estruturas de concreto. Foram testadas, inicialmente, 20 formulações preliminares, às quais foram submetidas ao ensaio de flow table, para garantir a trabalhabilidade adequada. As formulações preliminares viabilizaram a definição dos resultados mais adequados de módulo de elasticidade e resistência à compressão das argamassas, em comparação com os resultados apresentados pelo concreto utilizado no substrato. Após a realização dos respectivos ensaios, aos 28 dias, foram adotados 5 traços, entre os inicialmente propostos, e um traço intermediário, totalizando 6 formulações de argamassa. Em seguida, as argamassas selecionadas - moldadas com duas porcentagens (0% e 0,25%) de fibras de polipropileno (PP), de comprimento 6mm, para mitigar os efeitos da retração - foram aplicadas, com uma camada de 2 cm, em um substrato de concreto moldado com cimento Portland CPV-ARI de 30 MPa (com dimensões de 40x40 cm e 8 cm de altura,) cuja superfície foi preparada de forma a manter a rugosidade uniforme. Foram, então, realizados ensaios de avaliação da retração e arrancamento. Após a avaliação dos resultados, foram selecionadas as formulações com melhor desempenho para a realização de novas moldagens com diferentes percentuais de fibra, visto que os avaliados não foram satisfatórios. Além disso, deverão ser realizados ensaios de retração livre, indicativos de durabilidade, tração na flexão e microscopia eletrônica de varredura na interface entre a argamassa e o substrato.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - PAULO HENRIQUE RIBEIRO BORGES
Interno - CONRADO DE SOUZA RODRIGUES
Externo ao Programa - AUGUSTO CESAR DA SILVA BEZERRA
Externo à Instituição - WHITE JOSE DOS SANTOS - UFMG
Notícia cadastrada em: 19/06/2017 08:49
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-06.ditic.sgi.cefetmg.br.inst6