Banca de DEFESA: RENATA BORGES JACOE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RENATA BORGES JACOE
DATA : 21/06/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
TÍTULO:

CURA COM CARBONATAÇÃO ACELERADA COMO ESTRATÉGIA PARA MAIOR DURABILIDADE DE FIBROCIMENTOS REFORÇADOS POR POLPAS CELULÓSICAS PROCESSADAS POR DIFERENTES METODOS.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: carbonatação acelerada; cinza de casca de arroz; compósitos cimentícios; fibra celulósica.


PÁGINAS: 103
RESUMO:

Compósitos cimentícios produzidos com fibras naturais são uma alternativa ao uso do amianto, o qual pode causar danos à saúde. Porém, devido à alcalinidade da matriz cimentícia, a durabilidade destes compósitos é comprometida devido à mineralização das fibras. Várias alternativas são propostas como tratamento de durabilidade, entre elas a alteração da matriz através da incorporação de adições minerais pozolânicas e carbonatação acelerada em idades iniciais. Ambos os tratamentos têm como foco principal a redução do pH da matriz, por meio de reações químicas. A eficiência dos tratamentos utilizados é analisada por meio de ensaios mecânicos e análises microestruturais, embora o comportamento do material quando submetido ao meio degradante também seja investigado. O objetivo deste trabalho é a utilização de carbonatação acelerada como método de cura, além da sua associação a modificação da matriz com a incorporação de cinza de casca de arroz, como adição pozolanica, visando assim analisar possíveis variações na produção que melhorem a durabilidade do compósito, bem como seu desempenho. Ciclos de degradação acelerada foram simulados em laboratório para verificar a eficiência dos tratamentos utilizados. Os resultados indicaram que os tratamentos reduziram a degradação do material e em algumas situações levaram a resultados melhores que os esperados.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALDO GIUNTINI DE MAGALHÃES - UFMG
Presidente - CONRADO DE SOUZA RODRIGUES
Interno - PETER LUDVIG
Notícia cadastrada em: 21/06/2017 10:51
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-06.ditic.sgi.cefetmg.br.inst6