Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA MOURÃO DUTRA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA MOURÃO DUTRA DE OLIVEIRA
DATA : 14/05/2019
HORA: 14:30
LOCAL: CEFET-MG, Campus II, Predio 18
TÍTULO:

impacto da adoção de estratégias bioclimáticas na eficiência energética de edificações residenciais condicionadas


PALAVRAS-CHAVES:

Edificações residenciais; Eficiência energética; Retrofit energético; Estratégias bioclimáticas passivas; simulação computacional.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

O consumo energético pelo parque edificado mundial corresponde a quase 50% de toda a energia demandada, no Brasil esse valor supera os 50% e metade dele destina-se às construções residenciais. Além disso, há previsão de aumento da demanda energética para os próximos anos, assim como o contínuo déficit habitacional nacional. Soma-se a isso o crescimento do consumo de equipamentos de arrefecimento de ar para suprir o aumento do desconforto pelas mudanças climáticas e fenômenos das ilhas de calor. Em vista disso, o objetivo dessa pesquisa é verificar estratégias construtivas que aplicadas a edifícios residenciais existentes, possam aprimorar os seus valores de eficiência energética. Para tanto aplicaremos o método de simulação computacional para averiguar o atual desempenho energético de um objeto de estudo e posteriormente os resultados da aplicação de estratégias passivas da arquitetura bioclimática.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDUARDO L KRÜGER - UTFPR
Interna - FLAVIA SPITALE JACQUES POGGIALI
Externo ao Programa - LINEKER MAX GOULART COELHO
Interna - RAQUEL DINIZ OLIVEIRA
Interno - ROGERIO CABRAL DE AZEVEDO
Notícia cadastrada em: 13/05/2019 14:16
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-07.ditic.sgi.cefetmg.br.inst7