ANÁLISE MODAL OPERACIONAL APLICADA EM PONTES FERROVIÁRIAS EM ARCO DE CONCRETO ARMADO
Análise Modal Operacional, Concreto, Calibração de modelo, Frequências naturais, Obra de arte.
A análise modal operacional ou OMA pode ser definida como experimento que permite a estimativa de parâmetros modais como frequência natural, amortecimento e formas de vibração através apenas das respostas de vibração da estrutura em serviço. A vantagem de fazer uso de excitações naturais como vento, tráfego e pequenos tremores, torna o método rápido e de baixo custo, uma vez que esse dispensa o uso de onerosas excitações artificiais em grandes estruturas civis. O presente trabalho visa apresentar a análise modal operacional de uma obra de arte ferroviária em arco de concreto armado construída na década de 60. Inicialmente a obra de arte será modelada em elementos finitos para obtenção dos parâmetros modais analíticos e para planejar o posicionamento dos acelerômetros em pontos estratégicos. Com as aferições de campo e o uso da decomposição no domínio da frequência (FDD), as frequências naturais da estrutura são estimadas. Dada relação direta com a rigidez da estrutura e inversa com a massa, essa última obtida pelas dimensões da estrutura, as frequências naturais experimentais permitem diversas aplicações como a calibragem de modelos numéricos, avaliação não destrutiva de possíveis danos, controle de vibração e monitoramento da integridade estrutural. Após o reforço de um dos encontros da obra, novos ensaios de campo permitirão obter novos parâmetros que serão comparados aos anteriormente obtidos. Espera-se que com esta pesquisa possa ficar comprovado a importância da análise modal operacional como uma ferramenta complementar para atestar a integridade estrutural, bem como contribuir com a reabilitação e monitoramento dessas estruturas.