Banca de QUALIFICAÇÃO: GUILHERME ANTONIO RIBEIRO DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GUILHERME ANTONIO RIBEIRO DE SOUZA
DATA : 12/06/2023
HORA: 14:30
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/hersilia-de-andrade-e-santos
TÍTULO:

INFLUÊNCIA DA TURBULÊNCIA NO COMPORTAMENTO DE COMUNIDADES AQUÁTICAS TROPICAIS


PALAVRAS-CHAVES:

 Ecohidráulica, Ictiofauna, macroinvertebrados bentônicos, usinas Hidroelétricas;  impacto ambiental, mesocosmos, CFD.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

Rios são sistemas complexos e dinâmicos que, por suas ligações com características biológicas das comunidades aquáticas que deles dependem e por sofrerem grandes pressões antrópicas, demandam compressão dos seus aspectos bióticos e abióticos.  Padrões hidrológicos e hidráulicos dos sistemas lóticos de água doce são igualmente importantes para estrutura das comunidades aquáticas e o funcionamento do ecossistema. Dessa forma, quando gerada alteração nesses padrões por usos antrópicos, perturbações no ecossistema aquático são ocasionadas. Para entender mecanismos causais entre dinâmica do fluído e padrões de comportamento das comunidades aquáticas, tem-se a abordagem interdisciplinar da Ecohidráulica que integra conhecimentos da biologia (ecologia), geomorfologia e também da física (hidrologia, hidráulica) e que foca no detalhamento dos processos que ocorrem nos habitat físicos.  A análise em microescala (<10-1 m) dos parâmetros hidráulicos de um escoamento tem permitido compreender movimentação de comunidades de peixes e macroinvertebrados bem como fornecer informação do impacto gerado por alteração nesses parâmetros nas respectivas comunidades. Para isso tem sido utilizadas as variáveis conhecidas como padrões em Ecohidraúlica: velocidade e profundidade do escoamento. Entretanto, essas variáveis utilizam parâmetros médios no tempo e, portanto, não descrevem completamente todos os aspectos ecologicamente relevantes do escoamento. A turbulência por sua vez considera aspectos de variação temporal da velocidade de fluido e tem sido medida e simulada graças a avanços na instrumentação e em técnicas de modelagem numérica. Dessa forma, o presente trabalho de doutorado tem como objetivo geral analisar como os efeitos de turbulência interferem nos padrões de comportamento de comunidades aquáticas tropicais para fins de mitigação de impactos urbanos e de usinas hidrelétricas (UHE). Assim, procura-se responder as seguintes perguntas de pesquisa:

1. Como as variáveis hidráulicas do escoamento explicam a presença ou ausência das espécies Pimelodus maculatus (mandi) e Prochilodus argenteus (curimba) no canal de fuga de uma UHE?

2. Aonde estão localizados os estudos de turbulência no comportamento de macro invertebrados no mundo?

3. Como é obtida a informação biológica (curva de preferência, vídeo, amostragem drift) em estudos habitat físico de macro invertebrados?

4. Como é amostrado o habitat (em laboratório (tipo mesocosmo), in-situ, ou mesocosmo próximo ao rio)?

5. Quais as características dos modelos hidrodinâmicos utilizados em estudos de macroinvertebrados (2D ou 3D, software comercial, código aberto ou código próprio)?

6. Em casos de simulação do comportamento de macroinvetebrado, qual o pressuposto usado para percepção do campo hidráulico (o indivíduo se movimenta pela velocidade, vazão, turbulência ou substrato)?

7. A turbulência explica significativamente a fixação de macroinvertebrados em córregos urbanos?

8. A turbulência explica mais a fixação de macroinvertebrados em córregos urbanos do que outras variáveis hidráulicas (vazão, velocidade, substrato)?

9. Qual melhor modelo de turbulência para representação de habitats físicos de macroinvertebrados?

10. Qual o efeito da incorporação de curvas de preferência de turbulência na simulação de habitat físico para macroinvertebrado? Atualmente se considera apenas velocidade, profundidade e substrato.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - ROGERIO CABRAL DE AZEVEDO
Interna - HERSILIA DE ANDRADE E SANTOS
Externo à Instituição - Bernardo Alan de Freitas Duarte - UFU
Externo à Instituição - MARCOS CALLISTO DE FARIA PEREIRA
Notícia cadastrada em: 04/05/2023 11:37
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-07.ditic.sgi.cefetmg.br.inst7