CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL DE PONTE ROLANTE A PARTIR DE SEUS PARÂMETROS MODAIS.
Análise Modal Operacional, Identificação Modal Estocástica, Calibração de Modelos Numéricos, Ensaio de Extensometria, Prova de Carga Estática.
O objetivo deste trabalho consiste na caracterização estrutural de uma ponte rolante de transporte de aço liquido, com capacidade de 120 toneladas no carro principal, 30 toneladas no carro auxiliar e 22,5 m de vão, por seus parâmetros modais.
Os parâmetros modais experimentais da estrutura da ponte rolante foram obtidos a partir do registro de suas vibrações em operação, por meio de acelerômetros piezoelétricos. Sua caracterização estrutural será obtida ajustando-se os valores modais de um modelo numérico baseado no Método de Elementos Finitos, aos valores experimentais.
A fim de validar a técnica, os resultados serão também comparados através de simulação numérica dos ensaios de medição topográfica e extensometria. Espera-se através deste comparativo de resultados, avaliar quantitativamente a diferença entre os valores obtidos com os resultados da análise modal e os ensaios usuais estáticos de deflectometria e extensometria.