Banca de DEFESA: Felipe Carvalho Silva Santos

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Felipe Carvalho Silva Santos
DATA : 20/02/2018
HORA: 17:00
LOCAL: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
TÍTULO:

ANÁLISE MODAL DO VIADUTO MONTESE: CALIBRAÇÃO DE UM MODELO EM ELEMENTOS FINITOS E COMPARAÇÃO COM PROVA DE CARGA ESTÁTICA

 

 


PALAVRAS-CHAVES:

Análise Modal Operacional; Ensaio não-destrutivo; Calibração de modelo; Prova de carga estática; Análise dinâmica em pontes.


PÁGINAS: 102
RESUMO:

A análise modal operacional é uma metodologia amplamente utilizada para identificar os parâmetros modais de estruturas sem que seja interrompido o seu funcionamento. Nas estruturas civis esta metodologia é utilizada em conjunto com um modelo em elementos finitos o que permite o monitoramento e detecção do dano estrutural, além da determinação de como estas patologias afetam a performance da estrutura real.

No presente trabalho é apresentada a análise modal operacional do viaduto Montese. Foram medidas as acelerações de 16 pontos no viaduto nas 3 direções ortogonais a uma taxa de amostragem de 50Hz resultando em 40 horas de medições. Foi aplicado o algoritmo SSI-COV para a identificação das frequências naturais da estrutura. Dois modelos em elementos finitos da estrutura foram desenvolvidos para serem calibrados com as frequências encontradas na análise modal. Estes modelos foram testados com a simulação da prova de carga estática que foi executada no viaduto antes da sua liberação para o uso.

A calibração dos dois modelos foi realizada com sucesso. Os erros obtidos para as frequências são relativamente baixos para a maioria dos modos contudo em alguns modos é superior a 10%. Apesar de na simulação da prova de carga estática serem observadas divergências em relação ao comportamento da estrutura, consideramos satisfatória a melhoria obtida no modelo em função da qualidade dos dados disponíveis.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - CLAUDIO JOSE MARTINS
Interno - ELIENE PIRES CARVALHO
Interno - RENATA GOMES LANNA DA SILVA
Externo à Instituição - WALNORIO GRACA FERREIRA - UFES
Notícia cadastrada em: 31/01/2018 08:02
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-06.ditic.sgi.cefetmg.br.inst6