Banca de DEFESA: Ricardo Perim Real

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Ricardo Perim Real
DATA : 21/02/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
TÍTULO:

Avaliação da utilização da cinza da casca de arroz como adição mineral em concreto de alto desempenho.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-Chave: Concreto de alto desempenho, cinza da casca de arroz, propriedades, durabilidade, aditivos químicos, adições minerais, microestrutura.


PÁGINAS: 78
RESUMO:

O concreto de alto desempenho (CAD) é um tipo especial de concreto que apresenta propriedades mecânicas e de durabilidade mais elevadas em relação aos concretos convencionais, sem prejudicar as propriedades do material em seu estado fresco, mais precisamente a trabalhabilidade da mistura. Além dos componentes tradicionais na produção de concreto, na produção do CAD são utilizadas adições minerais e aditivos químicos para melhorar a microestrutura do material e garantir uma boa trabalhabilidade, mesmo com relações água/cimento mais baixas. A cinza da casca de arroz (CCA) é um resíduo agrícola, cuja utilização como adição mineral na produção de concreto vem sendo bastante estudada e explorada recentemente. A revisão teórica apresentada nessa dissertação comprova a grande quantidade de estudos desenvolvidos pela comunidade científica sobre a utilização desse subproduto agrícola. Para avaliar essa utilização, o presente estudo propõe uma série de ensaios que serão executados em corpos de prova (CPs) cilíndricos (10x20 cm) de CAD com teores de substituição do cimento pelo resíduo de 10% a 20% em massa. Os ensaios irão avaliar o comportamento do concreto em seu estado fresco (abatimento de tronco de cone) e em seu estado endurecido (compressão axial, módulo de elasticidade, absorção de água, intrusão de íons de cloreto e porosimetria por intrusão de mercúrio), investigando propriedades reológicas, mecânicas e de durabilidade. Em um estudo piloto, cujos resultados estão apresentados nessa proposta de qualificação, foi realizada a caracterização físico-química dos materiais constituintes do CAD, com maior ênfase na adição mineral (composição química, granulometria, densidade, área superficial, morfologia e composição mineralógica). Além dessa caracterização, foram executados ensaios preliminares (abatimento de tronco de cone, compressão axial e módulo de elasticidade) em CPs com a mesma dosagem dos que serão executados no estudo final, porém, com a utilização de aditivo plastificante e relação água/cimento superior. Os resultados foram satisfatórios e indicam o comportamento que se espera do CAD no estudo final, onde será utilizado aditivo superplastificante e relação água cimento mais baixa.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - CONRADO DE SOUZA RODRIGUES
Interno - FLAVIA SPITALE JACQUES POGGIALI
Externo à Instituição - JOÃO BATISTA SANTOS DE ASSIS - PUCMinas
Presidente - NILTON DA SILVA MAIA
Notícia cadastrada em: 21/02/2018 11:02
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-09.ditic.sgi.cefetmg.br.inst9