Banca de DEFESA: Carla Milagros Espinal Rodriguez

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Carla Milagros Espinal Rodriguez
DATA : 23/05/2018
HORA: 10:00
LOCAL: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
TÍTULO:

Percepção e avaliação da paisagem sonora em áreas urbanas. Estudo de caso no Parque Municipal Américo Renné Giannetti em Belo Horizonte.


PALAVRAS-CHAVES:

 Conforto Acústico. Espaço urbano. Paisagem sonora. 


PÁGINAS: 80
RESUMO:

Uma considerável parte dos usuários das grandes cidades estão expostos a níveis sonoros elevados, o que pode repercutir negativamente na saúde e na qualidade de vida da população. Para atingir um nível satisfatório de conforto acústico nos espaços urbanos, além do atendimento às normas técnicas e às legislações pertinentes, as avaliações do ambiente sonoro, levando em conta o contexto e a percepção humana, são também parâmetros a serem considerados. O ambiente sonoro que é percebido por um indivíduo em um determinado contexto é denominado paisagem sonora. A percepção dos sons ambientais pode variar entre indivíduos, resultando incômodo para uns e um som agradável para outros. Este trabalho tem como objetivo estudar a paisagem sonora por meio da análise da percepção dos usuários do Parque Municipal Américo Renné Giannetti de Belo Horizonte, bem como estrangeiros, e de estudantes de arquitetura e urbanismo que tenham cursado a disciplina de acústica, para definir critérios de avaliação do conforto acústico no espaço. Para este fim, foram feitas medições acústicas, assim como entrevistas com o uso de formulários dirigidos aos usuários do espaço, e questionários destinados aos estrangeiros e estudantes, para serem respondidos em diferentes pontos amostrais dentro do parque. Esses dados foram posteriormente analisados e tratados gerando camadas de informação. Como resultados, espera-se analisar a percepção da paisagem sonora do parque, comparando as respostas dos usuários. Os dados coletados mostram os pontos de maior qualidade sonora e os pontos mais degradados acústicamente, evidenciando a percepção do ambiente sonoro no parque, o que poderá ser útil para a elaboração de diretrizes visando a melhoria da qualidade sonora neste espaço urbano.

.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - CONRADO DE SOUZA RODRIGUES
Presidente - MARIA CRISTINA RAMOS DE CARVALHO
Interno - SIMONE QUEIROZ DA SILVEIRA HIRASHIMA
Notícia cadastrada em: 26/04/2018 14:01
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-06.ditic.sgi.cefetmg.br.inst6