Banca de DEFESA: THIAGO MARÂNDOLA LEMOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THIAGO MARÂNDOLA LEMOS
DATA : 05/07/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Anfiteatro do Departamento de Engenharia Mecânica (Sala 100)
TÍTULO:

Análise da Reciclagem do Alumínio no Ciclo de Vida dos Automóveis: uma Visão Crítica da Macroeconomia e Sustentabilidade Mundial


PALAVRAS-CHAVES:

Alumínio. Reciclagem de veículos. Análise de ciclo de vida. Eficiência.


PÁGINAS: 97
RESUMO:

A sobrevivência da humanidade nas próximas décadas, estabelece-se em uma situação paradoxal perante a limitação ecológica do planeta Terra. Existe um esforço mundial na busca de soluções que reduzam os impactos ambientais e energéticos nos diversos sistemas de produção existentes. A reciclagem sistêmica de produtos é uma necessidade imprescindível para redução desses impactos. Este trabalho faz uma análise da reciclagem de veículos em fim de vida útil (ELV’s – End of Life Vehicles) e do papel do Alumínio (Al) no ciclo de vida desses veículos. Sabe-se que a frota mundial de carros está superando a marca de 1 bilhão de unidades, e que o número de veículos em fim de vida útil também vem aumentando de forma dramática em quase todo o planeta. Um automóvel possui em média 30 a 150 kg de alumínio, sendo uma tendência o aumento desse valor em busca de redução do peso final do veículo. Existem duas formas de obtenção desse metal, uma por meio da extração direta da natureza, via mineração da bauxita, e a segunda através da reciclagem, incluindo os próprios veículos. Esses dois processos são analisados por meio de levantamentos de Análise de Ciclo de Vida (ACV) já existentes na literatura. Além disso, é feita uma comparação com o cenário brasileiro de reciclagem de latas de bebida. O impacto ambiental e energético foi avaliado mediante à aplicação da ferramenta FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) sobre o ACV em questão e permitiu mostrar quais são as vantagens e os impactos mais críticos da reciclagem sistêmica de veículos, bem como da produção primária do alumínio. Ademais, é feita uma correlação macroeconômica entre as rotas de produção do alumínio e a redução absoluta da emissão de CO2 na atmosfera. A eficiência no uso de recursos, a utilização de energias renováveis, bem como a redução na extração de matérias-primas via reciclagem têm suma importância na sustentabilidade do planeta Terra. Este trabalho visa, através de uma análise ambiental e energética, esclarecer como o papel da reciclagem do alumínio nos carros pode contribuir para esse macroprocesso no Brasil e no mundo.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - ANDRE GUIMARAES FERREIRA
Presidente - DANIEL ENRIQUE CASTRO
Externo à Instituição - PEDRO AMÉRICO ALMEIDA MAGALHÃES JÚNIOR - PUCMinas
Notícia cadastrada em: 26/06/2019 12:04
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