Banca de QUALIFICAÇÃO: Rafael Morais Ataide Murta

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Rafael Morais Ataide Murta
DATA : 20/06/2017
HORA: 14:00
LOCAL: DEMAT - Sala 152
TÍTULO:

Avaliação da camada nitretada por descargas elétricas na liga de titânio Ti6AI4V


PALAVRAS-CHAVES:

EDM, Nitretação por Descargas Elétricas, implantação iônica, nitretos de titânio, liga Ti6Al4V


PÁGINAS: 83
RESUMO:

Desenvolvido nos últimos anos, o processo (NDE), vem se tornando uma maneira promissora de usinar e nitretar simultânea a superfície de materiais metálicos. A EDM é um processo de usinagem não convencional que tem grande potencial em aplicações de engenharia de superfície, ao melhorar a resistência superficial do material por meio de tratamentos termoquímicos, como por exemplo, a nitretação. Propriedades como: baixa densidade, boa resistência à tração (comparável à de muitos aços ligados) e excelente resistência à corrosão, possibilitam a aplicação do titânio e suas ligas nas indústrias aeroespacial, naval, química e automotiva e ainda no campo da medicina. Porém, raramente são usados como peças sujeitas ao deslizamento, devido a sua devido à sua baixa resistência aos mecanismos de desgaste abrasivo e adesivo e alto coeficiente de atrito. O tratamento termoquímico de nitretação pode solucionar esta restrição. Além de aumentar a resistência ao desgaste, o nitreto de titânio melhora a biocompatibilidade de suas ligas. O objetivo deste trabalho foi estudar a camada nitretada na liga de titânio Ti6Al4V por meio do processo de Nitretação por Descargas Elétricas (NDE), usando como fluído dielétrico solução de água deionizada e ureia granulada, como fonte de nitrogênio. Uma máquina de Usinagem por Descargas Elétricas (EDM) por penetração foi utilizada no processo. Cobre e grafite foram utilizados como materiais dos eletrodos ferramenta.

Foi avaliada a usinabilidade da liga Ti6Al4V com solução de água e ureia, relacionada aos parâmetros: taxa de remoção de material (TRM), taxa de desgaste (TD) e desgaste volumétrico relativo (DVR) para eletrodo de cobre e de grafite. Para caracterizar a camada nitretada foram realizadas microscopia óptica e medição de microdurezaVickers. A formação de nitretos na superfície foi avaliada por meio de difração de raio-x. Imagens metalográficas da seção transversal da superfície mostraram a formação da camada nitretada. Foram realizados ensaios de desgaste por deslizamento, pino sobre disco para avaliação da resistência ao desgaste.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ERNANE RODRIGUES DA SILVA
Externo à Instituição - MARCELO ARAUJO CAMARA - UFMG
Externo ao Programa - ROGERIO FELICIO DOS SANTOS
Interno - WELLINGTON LOPES
Notícia cadastrada em: 25/05/2017 15:23
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-09.ditic.sgi.cefetmg.br.inst9