Avaliação dos parâmetros de soldagem em chapas de aço estrutural de alta resistência depositado por arco submerso para a fabricação de uma viga de grande porte de perfil I
Soldagem, Soldagem a Arco Submerso, Viga Estrutural.
Atualmente o mercado tem encorajado e impulsionado as empresas para oferecer produtos ou serviços de forma diferenciada, onde quebra de paradigmas, novas tecnologias e ciclo produtivo otimizado são pilares para obtenção de resultados efetivos. Os processos de união por soldagem têm alcançadoavanços tecnológicos e oferece a indústria um leque de alternativas de processos de união. Dentro deste contexto o presente trabalho propõe a utilização do processo de soldagem a arco submerso (SAW)para a soldagem de uma viga estrutural de um veiculo ferroviário (Locomotiva), que até então era fabricada somente pelo processo de laminação a quente, pois haviam receios relacionados à resistência inadequada, torções e empenos que inviabilizavam a soldagem, porém fatores como importação e a necessidade de nacionalização impulsionaram fortemente a fabricação desta viga por soldagem. Inicialmente algumas vigas foram soldadas, porém, os resultados alcançados das soldas não eram conhecidos a fundo de forma a garantir que as mesmas estavam sendo produzidas com os melhores parâmetros que consequentemente ofereceria uma qualidade e um desempenho adequado para o produto. Por isso, com base nos parâmetros de soldagem utilizados anteriormente foi proposto a soldagem de 27 corpos de prova com parâmetros de corrente e velocidade variados, com intuito de se obter os resultados desta soldagem através de ensaios macroestruturais, microestruturais e mecânicos. O aço utilizado foi o ASTM A-572 grau 50, um aço estrutural de alta resistência de baixa liga. Fabricar esta viga pelo processo de soldagem permitiu a nacionalização de um componente, que além de gerar produção para o mercado nacional, eliminou o processo de importação, que neste caso possuía alto prazo de entrega, transporte diferenciado, e custos relacionados ao processo de importação, sem falar de itens inesperados eliminados como atrasos, desembaraço aduaneiro, dentre outros que prejudicam o ciclo produtivo.