Banca de DEFESA: ROBERTA NUNES NERY DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROBERTA NUNES NERY DOS SANTOS
DATA : 07/06/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Departamento de Engenharia de Materiais
TÍTULO:

Nitretação por EDM da Liga Ti6Al4V com utilização de pós abrasivo de carbeto de silício SiC


PALAVRAS-CHAVES:

Usinagem por Descargas Elétricas (EDM), Nitretação por Descargas Elétricas (NDE), Liga de titânio, pós-abrasivos, carbeto de silício.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

A aplicação das ligas de titânio no mercado tem boa aceitação e notoriedade em diversos segmentos, como na indústria aeroespacial, naval, biomédica e aeronáutica. A diversidade em suas aplicações se deve basicamente pela associação de diversas propriedades mecânicas e físicas que são interessantes na atividade industrial, como por exemplo, boa resistência à tração, resistência à corrosão, estimável capacidade criogênica e baixa densidade. Contudo as ligas de titânio não apresentam boa resistência ao desgaste impedindo muitas vezes de utilizá-las como matéria prima de peças sujeitas ao deslizamento. A fim de melhorar a resistência ao desgaste, estudos realizados mostraram capacidade de nitretar à camada superficial de amostras de titânio através da NDE (Nitretação por Descargas Elétricas), associando o processo de usinagem ao tratamento termoquímico, possibilitando combinar técnicas outrora realizadas separadamente. Pesquisas ainda mostraram que ao combinar pós-abrasivos como o carbeto de silício ao fluído dielétrico significativas mudanças foram alcançadas, como melhoria na taxa de remoção do material, na redução da rugosidade superficial, da taxa de desgaste do eletrodo. O presente trabalho tem como proposta nitretar por implantação iônica uma liga de titânio Ti6Al4V em uma máquina de EDM (Usinagem por Descargas Elétricas) utilizando com fluido dielétrico água deionizada e uréia com adição do pó abrasivo de carbeto de silício. Os eletrodos ferramenta utilizados foram o cobre eletrolítico e a grafita. Foram aplicadas técnicas de caracterização como microscopia óptica (MO), difração de raios-X (DRX), microscopia eletrônica de varredura (MEV) microdureza e medição da rugosidade superficial.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ERNANE RODRIGUES DA SILVA
Interno - HERMES DE SOUZA COSTA
Externo ao Programa - ROGERIO FELICIO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 13/05/2019 13:40
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-07.ditic.sgi.cefetmg.br.inst7