Análise da microestrutura e do comportamento mecânico de aços TRIP
aços TRIP, microestrutura, comportamento mecânico
A indústria automobilística utiliza como um dos seus principais materiais estruturais o aço, por ter, dentre diversas características, boa conformabilidade, elevada resistência mecânica e relativamente baixo custo. Uma das formas de atender a este mercado é investindo no desenvolvimento de ligas como os aços assistidos pelo efeito TRIP, caracterizados pela presença de microestrutura multiconstituída e transformação da fase de austenita para martensita por deformação plástica. Esses materiais metálicos, instrumento deste trabalho, além de boas conformabilidade e resistência mecânica, apresentam a princípio ainda elevadas ductilidade e capacidade de encruamento, sendo que esses aspectos podem ser obtidos a partir de ciclos térmicos e/ou termomecânicos diversos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar quais são os efeitos do ciclo térmico na microestrutura, nas propriedades mecânicas e em determinados aspectos relacionados à estampabilidade do material, bem como algumas características da liga após deformação plástica. Esses efeitos serão analisados por meio de microscopia óptica, difração de raios X, microscopia eletrônica de varredura, difração de elétrons retro espalhados EBSD, ensaios de tração, ensaios de dureza, penetração instrumentada e análise de anisotropia.