Banca de DEFESA: Keila Cristina Vilela

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Keila Cristina Vilela
DATA : 27/02/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 330 - Prédio Principal
TÍTULO:

Influência da temperatura do tratamento térmico de revenimento de duplo estágio sobre a microestrutura e propriedades do metal de solda 13%Cr, 4%Ni e 0,4%Mo.


PALAVRAS-CHAVES:

Aço inoxidável martensítico macio, metal de solda, revenimento, austenita retida, tenacidade


PÁGINAS: 50
RESUMO:

O aço inoxidável martensítico fundido CA6NM é empregado na construção de rotores, componentes utilizados em turbinas hidráulicos. Sua escolha é devido ao custo de fabricação e ao desempenho em operação. Na reparação ou fabricação desses rotores é empregado um metal de solda similar, contendo 13% de cromo, 4% de níquel e 0,4% de molibdênio, com teores de carbono inferiores a 0,04%. Por meio do emprego do tratamento térmico de revenimento de duplo estágio, é possível obter maiores valores de tenacidade. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da temperatura sobre a microestrutura e tenacidade deste metal de solda, analisado em cinco diferentes condições, além de como soldado. As microestruturas foram analisadas por meio da Microscopia Ótica (MO) e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). A quantidade de austenita retida foi obtida por meio da realização da Difração de Raios-X (DRX). Foi realizada a caracterização mecânica do metal de solda, com a realização do ensaio Charpy com entalhe em V, para obtenção da tenacidade, e do ensaio de dureza Vickers. Em todas as condições analisadas formou-se austenita retida, porém, os maiores teores foram encontrados nos tratamentos térmicos de duplo estágio. O revenimento realizado a 580°C/2h foi o que levou à obtenção de menor fração de austenita retida, enquanto a 650°C/2h+580°C/4h foi obtido o maior teor desse constituinte. O valor da tenacidade do metal de solda apresentou relação diretamente proporcional à porcentagem de austenita retida encontrada. Já para a dureza, essa relação foi inversa. Em todas as condições analisadas, o material apresentou mais característica de fratura frágil. As melhores propriedades mecânicas, de acordo com o objetivo do presente estudo, foram encontradas no tratamento térmico de duplo estágio.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - CLAUDIO TURANI VAZ
Interna - ELAINE CARBALLO SIQUEIRA CORREA
Externo à Instituição - FRANK DE MELLO LIBERATO - IFMG
Notícia cadastrada em: 06/02/2020 08:59
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-05.ditic.sgi.cefetmg.br.inst5