Influência do ciclo térmico no comportamento de um aço com microestrutura multiconstituída e efeito TRIP
Aços de elevada resistência, aço TRIP, microestrutura multiconstituída, propriedades mecânicas
Buscando se adequar às novas regras impostas pelos governos de diversos países em relação ao lançamento de gases tóxicos na atmosfera, a indústria automobilística começou a desenvolver novos materiais ou a aperfeiçoar os já existentes visando reduzir o peso dos veículos, visto que há uma relação direta entre o peso, o consumo de combustível e, consequentemente, a emissão de CO2 ao ar.Nesse contexto de crescente preocupação mundial com a preservação ambiental, surgiu oaço TRIP, que apresenta uma combinação única de propriedades, aliando elevada resistência mecânica a altos níveis de ductilidade, o que possibilitou a produção de chapas mais finas, sem prejudicar a segurança dos passageiros. A junção de características consideradas conflitantes em um mesmo aço foi possível devido a sua microestrutura multiconstituída, que apresenta fases bem distintas entre si, e ao efeito TRIP, caracterizado pela transformação de austenita retida em martensita mediante deformação plástica. Dessa forma, por meio da utilização de parâmetros de processamento adequados, principalmente de tratamento térmicos, pode-se obter a microestrutura e propriedades mecânicas desejadas. Neste trabalho, serão avaliadosos efeitos de diferentes ciclos térmicos eseusparâmetros na microestrutura e no desempenho mecânico de um aço assistidos pelo efeito TRIP, bem como sua capacidade de encruamento e conformabilidade.